Aumenta o consumo da carne de cabrito

A carne de bode, quem diria, está fazendo sucesso nos Estados Unidos. Na retrospectiva 2008 da Revista "Time", ela figura entre uma das tendências da gastronomia por sua característica de carne magra e vem conquistando os comensais.
Apesar da relação de parentesco não estar explícita nos nomes, cabrito é a cria do bode, o animal jovem, com carne mais suculenta e menos gordurosa. No Nordeste e em alguns restaurantes de cozinha regional em São Paulo o bode atrai a atenção no cardápio, mas é o cabrito quem entra na panela. A brincadeira é um resquício do tempo em que costumava se abater animais velhos, o que desencadeou, também, a fama de ser uma carne malcheirosa.

Hoje vem aumentando sensivelmente o abate de animais jovens, e a carne caprina passa a ser vista como saudável em função de sua composição nutricional. Um dos maiores diferenciais da carne caprina é o baixo teor de gordura: a cada 100 gramas, contém 2,76 gramas, contra 3,75 gramas do frango sem pele e 17,14 gramas da carne bovina. Também é uma carne rica em ferro, mineral cuja carência pode causar anemia e atraso no desenvolvimento das crianças: são 3,54 gramas, o dobro da quantia encontrada na carne de frango.

Redação

2 comentários: