Produtores de mel comemoram aumento nas exportações em 2011

Entidades afirmam que o Piauí terá uma das maiores safras de mel registada nos últimos anos

A safra de mel do Piauí este ano deverá ser uma das maiores dos últimos anos. A informação foi repassada na última quinta-feira (28) pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, e pela Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes/Comapi. Os apicultores comemoram o aumento das exportações e do preço do produto.

Durante os meses de janeiro a abril deste ano, nove containeres, sendo sete da Casa Apis e dois da Comapi, foram comercializados para o exterior.

Antonio Leopoldino Dantas Filho, Presidente da Casa Apis, informou que o quilo do mel orgânico foi vendido por US$ 3,50 para os Estados Unidos e Itália. Disse ainda que, aos poucos, o mel piauiense está se consolidando no exterior e a expectativa é de mais crescimento.

“Estamos produzindo o mel orgânico que está sendo bem aceito fora do Brasil, e isso é muito bom. A expectativa é que, até o final do ano, a Casa Apis tenha exportado cerca de trinta containeres”, afirma Dantas Filho.

No mercado, o mel orgânico é mais valorizado que o mel convencional. Para tanto o Sebrae no Piauí, com o apoio de Entidades parceiras, como a Fundação Banco do Brasil/FBB, realiza capacitações e consultorias junto aos produtores de mel da região de Picos, Simplicio Mendes e São Raimundo Nonato, promovendo inovações tecnológicas para a certificação e
dessa forma tornando o mel adequado às exigências dos países compradores.

A Comapi também comemora o crescimento das exportações. Entre os meses de janeiro e abril, dois containeres foram exportados para os Estados Unidos. De maio a junho, serão comercializados cinco containeres para o mesmo país.

O Gerente Administrativo da Comapi, Paulo José da Silva, informa que o quilo do mel, produzido na região de Simplício Mendes, está sendo vendido para o exterior a US$ 3,38 e a expectativa é vender toda a produção, a exemplo do ano passado.

“Esperamos vender as trezentas toneladas produzidas este ano, repetindo o sucesso de vendas de 2010. Produzimos um mel orgânico de qualidade, que está começando a ser apreciado nos Estados Unidos e isso é muito gratificante. Estamos só esperando a liberação do Ministério da Agricultura/MAPA para vendermos para a Europa”, afirma Paulo José.

Postado por Robert Ferreira, com base em artigo da - redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário