Trabalho remoto será o novo normal?

Tudo está muito diferente no momento. No Brasil e em outros países do mundo as cidades estão em pausa. Mas enquanto o mundo físico está em espera, o mundo digital fervendo mais do que nunca. 

Com as plataformas de trabalho remotas observando um grande aumento na demanda (e outras ferramentas reduzindo a largura de banda), esse período servirá como um acerto de contas para o trabalho remoto em geral e pode ajudar a estimular a transformação digital por pura necessidade. 

À medida que os introvertidos aproveitam um período de felicidade e os extrovertidos começam a escalar as paredes, manter-se ocupado em casa é crucial para ajudar todos a passar por esse período de incerteza. 

Trabalhar em casa já é uma realidade para muitas pessoas e muitas empresas, que mesmo antes do COVID-19, já ofereciam algum tipo de flexibilidade ao trabalhar em um escritório ou em qualquer lugar do mundo. 

Uma pesquisa recente da Tyto PR mostram alguns números curiosos. Especificamente no Reino Unido, menos de um quinto (18%) da força de trabalho tinha flexibilidade para trabalhar em casa antes do surto do COVID-19, e apenas 41% dos trabalhadores de escritório no Reino Unido estão confiantes de que seu empregador possui a infraestrutura de tecnologia em funcionamento para permitir que eles trabalhem de maneira produtiva e segura em casa, nas circunstâncias atuais. 

Embora a tecnologia envolvida seja fundamental para o trabalho remoto, o maior desafio é que pouca gente estava preparada para essa mudança repentina. No Brasil, as previsões são de que o trabalho remoto aumente cerca de 30% depois da pandemia. 

RESPEITE O REMOTO 

Como todos descobrimos na prática, o trabalho remoto vem com seus problemas e suas vantagens. Uma das vantagens do home office é que os pequenos atritos são menos relevantes. Quando todo mundo tem que fazer um esforço extra para trabalhar em conjunto, os problemas associados à hierarquia, comunicação ou cultura de trabalho tóxica não têm muito espaço. Com o isolamento forçado agora em vigor, a mentalidade fixa e teimosa que geralmente acompanha o trabalho do escritório pode ser substituída por uma maneira flexível e digital de trabalhar que valoriza o bem-estar individual tanto quanto a produtividade coletiva. 

A transformação digital é muito mais do que apenas trabalho remoto e a atual necessidade de se familiarizar com o trabalho digital oferece aos funcionários a oportunidade de se concentrarem na racionalização dos negócios também. Trabalhando isoladamente e com um conjunto de ferramentas poderosas, as pessoas podem perceber que podem finalmente se concentrar nas tarefas que estavam deixando para depois. Ao eliminar reuniões intermináveis ​​e tarefas desproporcionalmente demoradas, as pessoas inevitavelmente começarão a trabalhar em projetos que melhoram sua vida profissional e se livram (ou até automatizam) das tarefas mais repetitivas e vitais. Isso por si só é uma transformação digital no estilo de guerrilha, causada simplesmente por funcionários que usam ferramentas digitais para melhorar as práticas de trabalho. 

FLEXIBILIDADE REFORÇADA 

O COVID-19 pode não ter muitos efeitos positivos, mas como já estamos no meio de um dos eventos mais perturbadores da nossa geração, é melhor encontrarmos o lado positivo de estarmos isolados em casa. Ao adotar uma estratégia de trabalho remota saudável e eficaz e ao se comprometer com a transformação digital, as empresas podem realmente terminar esse período com funcionários mais engajados, menos estressados ​​pelo trabalho e mais comunicativos do que nunca. 

A transformação digital deve progredir nas costas de uma pandemia global. Mais importante, esse pode ser o alerta de que muitas empresas precisavam para mudar suas práticas de trabalho e tratar seus funcionários com o respeito e a independência exigidos pelo trabalho remoto. 

A HOM é especialista em ajudar empresas a implementarem o home office, com uma metodologia estruturada e já aplicada inúmeras vezes. Precisa da nossa ajuda nesse momento ou se preparar para o futuro? Conte com a nossa equipe! Entre em contato com a HOM mandando um e-mail para contato@homeoffice.com.br

Postado pelo Administrador e Músico Robert Ferreira com base em artigo do site HOM e o Adoro Home Office.

Um comentário:

  1. Artigo muito relevante. A nossa nova realidade.So acho que este Blog tinha que ter mais publicações.

    Fica a sugestão.

    Humberto Ferreira

    ResponderExcluir