Confira os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e como evitá-los

Erros no atendimento aos clientes podem colocar em risco a reputação da sua empresa e colocar tudo a perder. Isso porque o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à satisfação do consumidor. Se o empresário — seja ele dono de uma grande empresa ou autônomo — não valoriza o bom atendimento, ele automaticamente desvaloriza seu próprio trabalho e esforço para construção de uma boa reputação no mundo dos negócios.

A seguir, listamos os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e as dicas de como evitá-los. Confira:

1. Tratar o cliente com descaso

Um cliente sempre chega à empresa — seja ela qual for — com muitas expectativas. Ele espera encontrar o produto ou serviço do seu interesse e espera que o lugar seja acolhedor e agradável e, principalmente, espera ser bem atendido.

O bom atendimento é aquele que demonstra interesse, cordialidade, agilidade e pontualidade. Quando o cliente sente que você realmente tem interesse em solucionar o seu problema ou que, mesmo que não possa solucioná-lo, demonstrou boa vontade em explicar os motivos, ele certamente sairá com a sensação de ter sido bem atendido.

2. Receber o cliente com um semblante triste

Por mais difícil que possa parecer é fundamental esquecer os problemas pessoais na hora do atendimento. Receba seus clientes sempre com um sorriso no rosto, seja empático e gentil.

Se não for possível, peça alguém para substituir você ou seu empregado, mas jamais deixe transparecer um aspecto triste ou irritadiço ao atender uma pessoa na sua empresa.

3. Ser prolixo e pouco objetivo

Seu cliente busca solução rápida e efetiva. Por isso, responda pausadamente e claramente as perguntas que ele fizer, mas procure não se estender nas explicações. Quanto mais objetivo você for, mais rápido o consumidor poderá fechar negócio.

Ser repetitivo e falar exaustivamente quando o cliente perguntar sobre algo pode causar má impressão e até mesmo fazer com que ele desista de adquirir seu produto ou serviço. A velha frase do “tempo é dinheiro” cabe perfeitamente aqui, para você e para ele.

4. Desistir do atendimento e/ou repassá-lo a outro

Desistir do atendimento e/ou repassá-lo a outra pessoa só se justifica quando você realmente não tem conhecimento necessário para ajudar aquele cliente. Ainda assim, essa “desistência” deve ser muito bem explicada para que ele entenda que o motivo foi para beneficiá-lo e agilizar o atendimento. Quando isso acontecer, mantenha-se por perto, mesmo que apenas para acompanhar, e agradeça ao cliente quando o atendimento for finalizado, causando a impressão de que foi você quem o encerrou.

Em outras situações, desistir ou repassar o atendimento vai mostrar apenas que você não se importou em ajudá-lo. Essa impressão é automaticamente atrelada à imagem da empresa como um todo, então cuidado.

5. Ignorar os erros no atendimento ao cliente

O pior de todos os erros no atendimento ao cliente é, sem dúvida, ignorar os próprios erros. Por isso, solicite um feedback aos clientes e identifique os principais problemas no atendimento da sua empresa. Feito isso, você pode modificá-los a fim de que não se repitam e que o atendimento seja cada vez melhor.

Quando o empresário entende que o cliente é e sempre será a base do sucesso de qualquer negócio, ele passa a enxergar o atendimento como ferramenta estratégica de crescimento.

Agora que você já sabe quais são os principais erros no atendimento ao cliente, pode evitá-los e continuar recebendo mais dicas ao acompanhar nossas redes sociais. Esperamos você!

Postado por Robert Ferreira, Analista do SEBRAE e Músico, com base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário