Projeto no Rio Grande do Norte vai beneficiar produtores rurais atingidos pela estiagem


O SEBRAE no Rio Grande do Norte acaba de criar o Projeto de Apoio à Gestão e Convivência com o Semiárido, que direcionará ações para oferecer ferramentas e tecnologias apropriadas para o convívio com a seca. Com duração de um ano, o projeto foi apresentado na última quinta-feira, em meio à programação da Feira do Empreendedor, e beneficiará um total de 1.800 empreendedores rurais em todo o Estado.

As ações incluem desde a disseminação de técnicas para o uso racional de água, passando por desenvolvimento de tecnologias - como a Produção Agroecológica Sustentável (PAIS), além de criar parcerias com instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito específicas para a situação emergencial da estiagem. Também integra a lista de medidas a orientação financeira, com foco na renegociação de dívidas e crédito emergencial.

Com a aplicação das ações ao longo dos doze meses de funcionamento do SEBRAE/RN no Semiárido, a entidade pretende promover condições necessárias para a manutenção de, no mínimo, 95% do público alvo em suas propriedades. "No dia a dia das ações desenvolvidas pelos projetos setoriais do Sebrae observamos a necessidade de atender de forma mais direta as pessoas atingidas pela seca que afeta nossa região. Com as ações que vamos desenvolver, inúmeros benefícios serão gerados para os empreendedores rurais nestes municípios afetados pela seca", detalha José Ronil, Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, a qual está vinculado o projeto.

Ao longo dos 12 meses, serão traçados 1.800 diagnósticos individuais que nortearão o desenvolvimento de um plano da unidade produtiva rural. Nesta semana, terá início o treinamento dos 25 técnicos que realizarão o atendimento aos produtores rurais. No segundo mês está prevista uma pesquisa de georeferenciamento das propriedades atendidas para, logo em seguida, serem desenvolvidas as demais ações previstas no projeto.

Postado por Robert Ferreira com base em notícia publicada na Agência de Notícias do SEBRAE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário