EMPREENDEDORES DE EMPREENDEDORES

Abaixo meu depoimento em colaboração aos 40 anos de existência do Sistema SEBRAE, publicado no JORNAL SEBRAE, nº 125, de Junho 2012.
EMPREENDEDORES DE EMPREENDEDORES
A exemplo de muitos colaboradores do Sistema SEBRAE, fui contemplado ao longo dos anos com oportunidades empreendedoras, abrindo novas frentes de apoio aos pequenos negócios.
- Em 1979 fui admitido em nossa Instituição para coordenar o Escritório de Oeiras, em uma política de interiorização de apoio aos pequenos negócios nos municípios.
- Após visita ao SEBRAE do Rio de Janeiro para conhecer o Balcão do Empresário, implantamos o mesmo Projeto no Piauí em 1991. Assim colaborei com a execução de um moderno sistema de informação para empresários e empreendedores, que se tornaria o primeiro grande programa de atendimento do SEBRAE.
- Outro avanço foram as Unidades Laboratoriais Móveis, implantadas a partir de uma parceria com a Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração, A iniciativa foi um sucesso e colhemos bons frutos desse trabalho. Sempre cito como exemplo o depoimento de um produtor rural que fez parte da ação: “Esse SEBRAE é mesmo danado, nunca veio aqui em minha casa um médico ou enfermeira cuidar da minha mulher e filhos, mas o SEBRAE manda um ônibus com doutor para cuidar dos meus bodes”. Também não posso deixar de lembrar do nosso primeiro Coral Empresa do Piauí, fundado há 18 anos, cujo destaque foi a música “Mãos Brasileiras”, de Cruz Neto e Aurélio Melo.
- No período de 2008 a 2011 coordenei o Projeto Apis Nordeste - uma iniciativa das unidades estaduais do SEBRAE na região Nordeste, com o apoio do Nacional. Nessa condição criamos a UNAMEL, União Nordestina de Apicultura e Meliponicultura, que é um esforço das lideranças regionais para terem uma Entidade representativa da apicultura, Entidade que coordenei até dezembro de 2011.
Com esse meu depoimento quero homenagear todos os Empreendedores de Empreendedores que permeiam todos os SEBRAEs desse Brasil, que acreditam fortemente no crescimento e desenvolvimento do nosso país a partir dos pequenos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário