Orquestra Sinfônica de Teresina leva música ao sertão nordestino

No período de 12 a 20 de novembro, 58 músicos que integram a Orquestra Sinfônica de Teresina estiverão em turnê pelo Projeto Concertos Pelo Sertão, realizado com apoio da Petrobras. O objetivo foi levar música erudita e popular a locais que raramente têm acesso a esse tipo de evento.


O Projeto foi idealizado pelo músico piauiense Gilvan Santos e foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2008/2009, na Linha Produção e Difusão em Música, e categoria Circulação de concertos de Música Brasileira. As apresentações aconteceram  em igrejas, além da realização de ensaios abertos didáticos e debates com a comunidade.


O Projeto visitou 09 cidades em quatro Estados diferentes pela região Nordeste em apenas oitos dias: Valença, Picos e São Raimundo Nonato (Piauí); Crato e Juazeiro do Norte (Ceará); Salgueiro e Petrolina (Pernambuco); Juazeiro e Remanso (Bahia).

Criada em 1993, com 25 jovens à frente de um trabalho didático e inovador, a Orquestra Sinfônica de Teresina sempre trabalhou com instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo, os quais passaram a ser os companheiros dos meninos que tocam e encantam os ouvidos e corações teresinenses. Atualmente, mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, a orquestra é referência quando se fala de música instrumental no Estado, com presença indispensável nos grandes eventos culturais.
Por Robert Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário