Apicultores paraenses conhecem a experiência do Piauí na Feira do Empreendedor do Pará


A apicultura do Estado do Pará tem alcançado grande destaque nos últimos anos. Atualmente são atendidos mais de 08 grupos nos Projetos GEOR do SEBRAE, demonstrando a pujança do segmento no Estado, que conquistou em maio último, no Congresso Brasileiro de Apicultura realizado em Cuiabá/MT, o direito de sediar o Congresso de 2014.

Buscando conhecer experiencias que venham contribuir para esse crescimento e desenvolvimento, foi convidado Robert Ferreira, Gestor Regional do Projeto Apis Nordeste e Articulador dos Projetos de Apicultura do SEBRAE/PI, para fazer um relato dessa experiência.

A apicultura piauiense é referencia nacional por ser em grande maioria formada por associações e cooperativas de pequenos produtores, tendo alcançado grande crescimento, sendo o Estado um dos 05 maiores produtores do país e o maior do Nordeste. Detêm 02 empreendimentos da economia solidária que, juntos congregam mais de 1.500 apicultores. São certificados como orgânicos e Comércio Justo (Fair Trade), o que garante a comercialização de mel até 35% superior aos preços de mercado. Casa Apis e COMAPI, juntas já exportaram de janeiro a abril/2010, 735 toneladas de mel, representando um faturamento de R$ 3.629.694,00.

Por Robert Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário