Castanha de caju com bronzeado light

Natural. Torra especial em forno rotativo garante um produto com sabor sutil, de textura crocante por fora e macia por dentro.
De tão branquinha, parece até que a castanha de caju da foto ao lado não está torrada. Mas está. E no ponto. A cor de palha faz lembrar a da macadâmia e a textura, crocante por fora e macia por dentro, remete ao pistache. A grande surpresa é o sabor: sutil, natural e levemente salgado.
Produto tipo exportação, é made in Piauí. Mas, para prová-la, você não precisa ir até o Estado. Se estiver em São Paulo, vá ao Empório Chiappetta, do Mercado Municipal ou do Shopping Eldorado.

O tradicional armazém, fundado em 1908, comercializa com exclusividade a castanha piauiense. Graúda, vendida a granel ou em pacotes de 500g e de 1 kg, ela vale quanto pesa. Custa R$ 44 reais o quilo.

A torra ao natural é feita em um forno rotativo com temperatura entre 70°C e 80°C. O aroma e a mudança de cor servem de guia para o torrador. A quantidade de sal também é importante. "Ele ajuda a deixar a torra mais homogênea e protege a castanha", diz Leonardo Chiappetta, proprietário do Empório.
Foi Chiappetta quem apresentou a técnica aos produtores da Cooperativa dos Cajucultores do Piaui/COCAJUPI. "Eles já tinham o equipamento, mas não o usavam porque a tradição de fritar no óleo era mais forte."

Por Robert Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário