Estudo mostra que quem tem mais gordura corporal sofre mais dor muscular
Uma nova pesquisa, feita pela Universidade Stony Brook, analisou mais de um milhão de pessoas e chegou à conclusão que quem está acima do peso ideal sente mais dor – e quanto mais pesado o indivíduo for, maior a sua sensibilidade.
Segundo um dos cientistas que realizou a pesquisa, Arthur Stone, os resultados só confirmam o que estudos anteriores já revelaram. Em 2003, por exemplo, pesquisadores analisaram irmãos gêmeos e descobriram que os mais gordinhos sempre sentiam mais dores musculares e enxaquecas. E o impacto do peso nas juntas não é o único fator que tem um papel importante nesta questão – a depressão, muitas vezes causada pelo próprio sobrepeso, parece contribuir.
No novo estudo, mais de um milhão de pessoas foram entrevistadas por telefone. As perguntas envolviam anotaram seu peso, sua altura (para que os cientistas pudessem calcular o Índice de Massa Corporal, o IMC) e queixas em relação a dores.
Ao fim da pesquisa, foi verificado que as pessoas com sobrepeso (IMC de 25 a 30) se queixam 20% a mais de dor, enquanto nos obesos (IMC maior que 30) a dor era 60% mais freqüente.
Acredita-se que os quilos a mais possam afetar o bem estar psicológico das pessoas e, quando isso acontece, o indivíduo tem mais chances de desenvolver inflamações, além da depressão, que já foi associada a maiores níveis de dor.
Outro fator levantado pelos pesquisadores é que a dor “causada” pela obesidade forma um ciclo vicioso. Como sente desconforto muscular, a pessoa não faz tanto exercício quanto deveria e acaba ganhando mais peso, que, por sua vez, causa mais dores.
Postado no site GALILEU
Nenhum comentário:
Postar um comentário