Cacique Johnny, um capítulo não bem explicado na história do Chiclete com Banana.

Quem acompanha a música baiana e mais especificamente a carreira do Grupo Chiclete com Banana sabe da existência de uma pendência do Grupo para com o músico João Fernandes da Silva Filho, o Cacik Johnny, que durante quase 21 anos (1980 a 2001), foi guitarrista, compositor da banda e construtor de significativa parcela da história do Grupo.


Já vários anos ele é portador da doença Ataxia Cerebelar, que apresenta degeneração progressiva que o impede de trabalhar. Ele não nega que, quando não teve mais condições de trabalhar, houve um acordo verbal de que a banda assumiria o pagamento dos seus honorários como se estivesse tocando e depois seria realizado um acordo. Como se tratava de um acordo justo foi aceito pelo Jonne. Porém, o compromisso verbal não foi cumprido integralmente, porque os honorários prometidos foram sendo reduzidos gradativamente. De forma integral o acordo foi cumprido apenas no período de junho a dezembro de 2001 a janeiro/2002. A partir do carnaval de 2002 os honorários começaram a sofrer cortes inexplicáveis.

Vale ressaltar que nesse período Jonne tentou inúmeros contatos com a Banda, mas todos foram em vão. Movido pela necessidade e pelo propósito de ter meus direitos restabelecidos e respeitados, buscou a Justiça.


A saúde de Johnny, com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais comprometida. O quadro agravou-se e as seqüelas da doença atingiram sua visão, comprometeram as articulações e afetaram seu andar, passando a necessitar de tratamentos mais especializados e onerosos. Mas, como poderia fazê-los se não dispunha de recursos financeiros para esse fim?


Diz Johnny: - Meus antigos parceiros permaneceram indiferentes e irredutíveis à esta situação, estranhamente, o processo foi julgado à revelia, e o mais grave é que eu, vítima, autor da ação e principal interessado na agilidade do julgamento e do resultado, não soube dessa audiência. Meu advogado recorreu da sentença ao Tribunal Superior do Trabalho, TST, onde o processo foi arquivado. Atualmente estou sobrevivendo graças à pensão do INSS e da ajuda de amigos.


Continua ele: Tudo o que almejo é ter o valor de meu trabalho artístico de mais de 20 (vinte) anos, interrompidos por motivos alheios à minha vontade, reconhecido financeiramente, a fim de que possa custear, sem favores, meu oneroso tratamento médico-hospitalar. É justo que alguém que colaborou de forma íntegra a uma banda e a uma história musical baiana sofra este processo de constrangimento?

Alguns comentários sobre o assunto:


É realmente uma pena a desconsideração com que é tratado pela banda Chiclete com Banana e, com certeza, tem precisado da ajuda de pessoas amigas. Seu tratamento é caro e acho que não chegará a tempo de socorrê-lo Ele não tem como custear o que necessita”. Tereza Lins *


“É uma covardia o que o grupo Chiclete com Banana tá fazendo com esse rapaz, eles deviam ao menos custear todo o tratamento do indio. Valeu Bel Marques... se um dia tiver a oportunidade de ir aos seus show levarei uma faixa com os seguintes dizeres: "Amigo é coisa pra se guardar... kd o coração do chiclete" esperar morrer pra homenagear é fácil”. - Leo Sapinho da Paraiba.

 Sempre acompanhei o chiclete com Banana desde criança, quando era o bloco Internacionais. Depois deste relato, resolvi boicotar tudo o que pode dar lucro ao grupo Chiclete com banana. Um dia Deus tocará no coração e na consciência deles Força Jonnie, Deus está contigo”. Marielba

É impressionante como as emissoras de rádio e televisão se esquivam de bater nessa tecla. Não querem comprar uma briga justa por se tratar de uma banda poderosa. É cada um pensando apenas em si e pronto. Johnny, você contribuiu muito para o crescimento da banda e na divulgação da música baiana.

 
Por Robert Ferreira

14 comentários:

  1. Johnny Deus e maior, nada melhor que a justiça de Deus, espere e veras.
    ass:Rafael Maia Natal/Rn

    ResponderExcluir
  2. Nossa...jamais pude imaginar essa atitude da banda chiclete com banana....Bel Marques, não se trata de solidariedade e muito menos de caridade, se trata de reconhecimento a alguem que dedicou vinte anos de sua vida ao sucesso da banda...

    ResponderExcluir
  3. JOHNNY JESUS FALA NA PALAVRA DELE ( A BIBLIA) QUE AI TU QUE ESTAS EM PE CUIDE PARA QUE NAO CAIA!!! BEL OS OUTROS NAO SABEM TAMBEM O QUE OS AGUARDAM! POR QUE O FUTURO SO DEUS SABE! DEUS ABATE OS SOBERBOS E EXALTA OS HUMILHADOS!!!! JOHNN CREIA TAO SOMENTE EM DEUS POR QUE ELE TEM O CONTROLE DE TUDO! A DOENCA NO CHEGOU SO P VOCE NAO !! NINGUEM SABE COMO E QUE VAI SE ACABAR! POR ISSO EU DIGO PARA VOCE QUERIDO ENTREGA TODOS ELES NAS MAOS DE DEUS E CONFIA NA JUSTICA DE DEUS !!! O DEUS DO BEL E O DINHEIRO A FAMA O RECINHECIMENTO PROFICIONAL ETC...ELE SO ESQUECE DE UMA COISA QUE TODO ISSO UM DIA PODE ACABAR !!!! E O DINHEIRO NAO COMPRA A SALVACAO!JOHNN DEIXA DEUS AJIR EM SEU LUGAR E VOCE VERA O QUE VAI ACONTECER!!!! OK! BJOS NO SEU CORACAO E SAIBA TEM ALGUEM ORANDO POR VOCE (SOU EU)!

    ResponderExcluir
  4. Este Bell Marques é mesmo um grande MERCENÁRIO. Crápula, criminoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Se Chiclete com Banana não quer ajudar nosso irmão, VAMOS AJUDAR.
    Vamos fazer uma campanha financeira para ele e alugar um onibus para irmos até Salvador visitá-lo para dar muita força e esperança ao nosso ídolo.Contem comigo.

    ResponderExcluir
  6. cacique acompanhei seus trabalhos no grupo mais não gostei dessa atitude de todos principalmente do bel por ter agido com você dessa forma meu nome e valci sousa sou musico moro em itapipoca no ceara brasil

    ResponderExcluir
  7. É triste ver a situação do cacique... enquanto o chiclete esta nadando em dinheiro o rapaz luta pela sua sobrevivência, ele não esta pedindo favor não, é um direito que ele tem pela sua contribuição com a banda. O Chiclete tem que sentir vergonha disso, é um crime o fato da banda não estender a mão a esse rapaz.

    ResponderExcluir
  8. Cacique Johny,Era o mais lindo da banda. Era o principal destaque, chamava atenção de todos com seu destaque de índio. Cacique,deus está com você.

    ResponderExcluir
  9. Cara diz pra gente aqui como é que ta o Cacik Jonne hoje em 2019???

    ResponderExcluir
  10. Fica a lição...pra todos nois.os amigos só na hora da farra...quando você precisa eles some....tô fora..
    Jonny já se foi fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Chiclete com banana e Bell Marques "mataram" cacique Jhonny. Shows do chiclete vazios, Bell Marques fora da mídia, é só o começo.

    ResponderExcluir
  12. Esse bel e sua mulher nunca inspiram confiança, muita ostentação e pouca honestidade, lamentável...

    ResponderExcluir