O que pode ser resultado de um sabor tradicional italiano com os típicos doces piauenses? A resposta é o sorvete "Piauí Sampa" uma iguaria que combina uma tradicional receita com base de iogurtee os doces de limão, cajuí, bacuri e groselha do cerrado, com um toque de castanha de caju.
A receita é uma idéia de Leonardo Chiappetta, empresário paulista apaixonado pelo Piauí e dono do Empório Chiappetta, que funciona em pleno mercado público de São Paulo.
A sobremessa é fabricada a partir do iogurte natural com 0% de gordura, coberta com os quatro doces que se misturam à suave acidez do sorvete. Leva ainda uma boa dose de mel e, por fim, é salpicada de castanha de caju picada. Para arrebatar o cliente ainda é servido um cálice de cajuína para dar um gosto a mais de piauiensidade.
Chiappetta, que possui um dos maiores boxes do mercado municipal da capital paulista, diz que sua relação com o Piauí iniciou na primeira edição do evento Piaui SAMPA em 2005, quando foi procurado por representantes do SEBRAE no Piauí. Desde então mantém uma relação de proximidade com o Estado, inclusive fornecendo orientações sobre como podem melhorar a qualidade de suas produções e conquistar o exigente mercado consumidor do sul do país. "Hoje em dia a produção piauiense é diferenciada. Muitas pessoas vêm procurar exclusivamente o mel ou a castanha do Piauí, porquê eles sabem da qualidade", acredita o empresário. Em seu box os produtos "made in Piauí", como doces, castanhas, cachaça e mel se unem a uma infinidade de produtos vendidos desde o tempo do avô, em 1908, como o bacalhau e o azeite, vendidos desde 25 anos antes de o mercado municipal ser inaugurado.
Extraído do Portal Cidade Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário