A data 19 de outubro de 1822 sinaliza o início do movimento de libertação do Piauí. Desta maneira, os parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, bradaram o Piauí independente de Portugal, porém fiel ao príncipe Dom Pedro, filho de Dom João VI.
Assim, festeja-se nesta data o Dia do Piauí, sinalizado no calendário estadual conforme lei aprovada pela Assembleia Legislativa/Alep, de autoria do deputado José Auto de Abreu. Contudo, ainda hoje prevalecem as desavenças sobre a verdadeira data para comemoração do DIA do Piauí.
O Piauí foi povoado por diversas tribos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil, evidenciando-se a tribo Tremembé, que habitava próximo ao litoral e ao Rio Parnaíba. A exploração do Piauí aconteceu em função da presença de bandeirantes, notadamente Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense, que se tornaram proprietários de grandes glebas no Piauí.
Registra-se que em 1758 o Piauí tornar-se-ia uma Capitania, com a capital em Oeiras. Com a Independência do Brasil e a instalação do Império, o Piauí passou a ser governado por oligarquias rurais, que continuariam a governar até o início da República.
Somente a partir da segunda metade do século XX, o Piauí começou a experimentar algum crescimento econômico, notadamente a capital Teresina, que se beneficiou de diversos investimentos nacionais e estrangeiros.
O primeiro governador do Piauí foi João Pereira Caldas/1759, sendo Hugo Napoleão o primeiro governador eleito na Nova República, na época da redemocratização brasileira.
Não espere muito dos outros. Nem todo mundo tem o mesmo coração que o seu.
Gratidão ao Eterno.
Postado pelo Administrador e Músico Robert Ferreira com base em artigo do Administrador e Prof. Francisco Filho (Univ. Federal do Piauí).
Nenhum comentário:
Postar um comentário