Todas as Floriculturas aproveitam as datas comemorativas para vender mais, mas para que isso realmente aconteça é preciso ter planejamento para explorar ao máximo essas oportunidades.
Como as floriculturas vendem produtos que emocionam, elas acabam tendo um enorme potencial de aumentar suas vendas nas datas comemorativas, como: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.
Mas será que sua Floricultura está preparada para vender mais nessas datas?
Descubra neste post o que você pode fazer para suas vendas crescerem mesmo em momentos de crise.
1 – Faça algo diferente para chamar a atenção
Ok, você decorou a sua vitrine, patrocinou anúncios no rádio, jornal, talvez fez alguns flyers. Vou vender muito? Não necessariamente. Você precisa expandir e pensar ‘fora da caixa’ (todo mundo fala isso, mas é verdade). Trabalhar com flores é maravilhoso e traz muitas possibilidades. Que tal fazer uma ação no Dia dos Namorados entregando flores na rua mais movimentada da sua cidade? Certamente isso vai atrair muito a atenção das pessoas para a sua floricultura. Sem falar que é uma ideia simples e barata de ser executada.
2 – Amplie as datas comemorativas
Todo mundo conhece as tradicionais datas que todos os anos comemoramos e presenteamos. Mas que tal encontrar mais dias no ano para criar oportunidades das pessoas presentearem? Temos aqui algumas opções já usadas por alguns segmentos do varejo! A estratégia no segundo semestre é ainda mais importante, pois é onde há menos datas para as floriculturas.
Sugestões de datas para vender mais:
Black Friday
Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, é usada por varejistas para aquecer as vendas antes do natal. São praticados grandes descontos, que chegam a até 80%. Aqui é o desconto que está no foco, então faça as contas e divulgue.
Dia da Secretária
Comemorado dia 30 de setembro, a data é uma excelente oportunidade para vender mais flores. Foque em divulgar para empresas, com e-mail ou carta direcionada.
Dia do Professor
Essa com certeza vai render bons frutos! Comemorada no dia 10 de outubro, a data pode gerar vendas para organizadores de eventos para professores, e diretores de escolas. Além de alunos que podem usar seus produtos para presentear.
Dia do cliente
Essa data é uma excelente oportunidade para oferecer descontos nos mais variados produtos que sua floricultura tem à disposição. Comemorada no dia 15 de setembro, é uma excelente oportunidade para movimentar as vendas.
Lembre-se: divulgue com antecedência a sua promoção.
3 – Saia do comum na hora de divulgar
A gente sabe que na maior parte das vezes as floriculturas não tem uma equipe de marketing, mas nem por isso você precisa sempre fazer as mesmas ações em datas comemorativas. Até agora muita gente tem seguido a fórmula jornal+rádio+flyers, mas você pode ir além disso. Sem gastar nada, use a internet para vender mais. Crie uma página no Facebook, faça um perfil no Instagram e poste fotos de suas flores e produtos.
Separamos aqui dois exemplos de Floriculturas que são revendem os produtos da Uatt? em suas lojas, que usam as redes sociais para divulgar vender os seus produtos.
4 – Programe suas entregas e organize seu estoque
Claro, não tem como manter flores vivas por muito tempo, mas você pode tentar programar os seus pedidos. Tente combinar com o seu fornecedor para as entregas de flores ou produtos perecíveis 1 vez por semana ou a cada 15 dias, assim você vai sempre ter produtos em estoque sem ter prejuízos.
5 – Floriculturas com lojas virtuais
Para quem faz vendas pela internet através de seu site, também deve se preparar. Desenvolva um layout que ajude os internautas a encontrarem os produtos relacionados àquela data. Por exemplo, crie um botão bem visível para ‘Dia dos Namorados’, com pelo menos um mês de antecedência à data. Seu site pode também criar categorias de presentes conforme o perfil do cliente.
6 – Cuidado com a decoração
Não precisa nem falar: sua floricultura deve estar no clima da data. Capriche na decoração da loja usando adereços simples, que podem ser produzidos por você mesmo. Muitos forneceres enviam para seus clientes materiais de divulgação de acordo com as datas comemorativas. Aproveite esses itens também. Fora isso, deixe a criatividade fluir, isso irpa a chamar a atenção de quem passar em frente à sua floricultura.
7 – Monte cestas de presentes
Para as datas comemorativas, apostem nas cestas de presentes, misture alguns produtos do seu mix para monta-lás.
Você pode criá-las de acordo com a data e o perfil do seu cliente, separamos dois modelos aqui para você se inspirar.
Os presentes criativos usados para montar as cestas são da Uatt?, você também pode ter eles em sua floricultura. Além da alta qualidade e design inovador, eles combinam com os produtos de floricultura e ajudam sua loja a vender mais o ano todo.
Postado por Robert Ferreira com base em artigo do site http://www.floores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário