Vamos ser francos: a vida tornou-se muito complicada. Entre grande parte do nosso tempo passada no trabalho, pagando impostos, assegurando-nos de que tudo está em ordem em casa, consertando nosso carro, certificando-nos de que nossos filhos estão bem, trabalhando para garantir-lhes o futuro e lidando com a sempre crescente demanda da tecnologia, nos sentimos, às vezes, com vontade de gritar: “Chega! Me deixem em paz!”
Porém, a vida não se descomplica sozinha, nós é que temos que fazer isso. E assim, com o objetivo de ter uma vida mais simples sem precisar se mudar para um fim de mundo e dedicar-se a ordenhar vacas, aqui vão nossas sugestões:
Levante-se 20 minutos mais cedo
Se você acha que as suas manhãs são muito corridas, experimente ir dormir um pouco mais cedo e levantar 20-30 minutos antes da hora usual. Você ficará surpreso ao ver como esse pequeno acréscimo de tempo pode melhorar o início do seu dia.
Chegue 10 minutos adiantado às reuniões
É estressante se atrasar quando você quer ser pontual nos seus compromissos. Procure chegar um pouquinho adiantado. Isso lhe dará tempo de ajeitar sua aparência, tomar água e sentir-se mais relaxado.Você também terá tempo de organizar suas idéias e refletir sobre o que vai dizer.
Faça uma coisa de cada vez
Não se impressione com gente que diz que pode fazer tudo ao mesmo tempo. Todo mundo tem dificuldade para concentrar-se em diversas tarefas simultaneamente, ou mesmo prestar atenção a uma coisa enquanto pensa em outra.
Experimente focar no assunto mais urgente. Finalize-o e siga adiante para o próximo. Você ficará surpreso com sua eficiência e capacidade de resolver problemas quando se dedica a uma coisa de cada vez.
Faça algumas perguntas a si mesmo
Dê uma pausa no que está fazendo de tempos em tempos e pergunte-se: “Será que eu estou fazendo tudo da forma mais complicada?” e “Como eu posso simplificar essa tarefa?”
Às vezes nós não nos damos conta de soluções simples porque não paramos para refletir a respeito.
Reavalie a importância disso
Pergunte a si mesmo: "Isso vai ser importante dentro de cinco anos?".
Na maior parte do tempo, isso não importará mais em cinco meses e nem em cinco semanas. Se você se vê enfrentando uma tempestade, certifique-se de que não está num copo d’água.
Tome nota de tudo
Não existe memória que não falhe de vez em quando. Os poucos minutos que você gasta tomando notas compensarão mais adiante, pois você não precisará se preocupar em lembrar as coisas. Isso libera a sua memória e contribui para diminuir seu estresse.
Lembre que existem coisas mais importantes
Nós não sabemos de tudo, nem estamos sempre corretos. Nem somos o centro do mundo. Sempre haverá causas maiores e mais importantes do que nossos problemas pessoais.
Desfrute das coisas simples
Às vezes, precisamos parar, fechar bem os olhos, abri-los novamente e verdadeiramente SENTIR o momento em que estamos vivendo, como se apresenta, os seus sons, os seus cheiros, os seus gostos, e como nos vemos em tudo isso.
Essa atitude chama-se “viver o momento presente”, e nos ensina a usufruir das coisas que, de tão básicas, não têm mais a nossa atenção.
Tome um copo de água
Água é a essência da vida. É bem melhor para nós bebermos um copo d’água do que consumirmos comidas processadas ou bebidas alcoólicas, que apenas aumentarão nosso estado de ansiedade.
Gentileza gera gentileza
Seja gentil com os outros. Um dia, você poderá precisar da mesma coisa. Saber que você é gentil com os outros e sempre procura ajudar reduz a carga de ansiedade e o receio quanto ao seu futuro.
Simplifique a vida simplificando a casa
Dizem que uma casa bagunçada é o reflexo de uma cabeça confusa. Experimente encontrar um lugar para cada coisa em sua casa e a mantenha limpa e arrumada. Isso pode parecer que não tem o menor sentido, mas uma casa limpa nos faz sentir bem conosco e ajuda a concentrar no que é importante.
Pare um pouco para admirar as rosas
Em vez de correr de uma tarefa para outra, experimente demorar um pouco mais com certas atividades, relacionamentos, trabalhos e projetos pessoais. Esse tempo extra lhe dará certa confiança e ajudará a descobrir coisas que você não vê enquanto está super ocupado.
Passe um tempo com pessoas simples
Passar algum tempo com pessoas que têm uma vida mais simples ajudará você a simplificar a sua. O ritmo lento e a calma delas contaminarão a sua vida e você aprenderá alguns dos seus truques para simplificar as coisas.
Peça conselhos a quem já passou por isso
Quando você encontrar um problema, lembre-se de que a maioria deles não é coisa nova. Eles já desafiaram outras pessoas antes de você. Procure pessoas com experiência e solicite seus conselhos.
Esqueça a perfeição
Não tente fazer tudo de maneira perfeita, você provavelmente não conseguirá. Abandone a ilusão da perfeição e concentre-se no que você possui de bom e de verdadeiro.
Pare para tomar ar várias vezes ao dia
Tal como um fumante, dê pausas nas suas atividades e vá respirar um pouco de ar fresco. Você se surpreenderá como aqueles pensamentos provocadores de ansiedade se dissipam enquanto você tira um minuto para desconectar-se do que o deixa aflito e reconecta-se com o mundo ao seu redor.
Planeje a sua semana
Reserve 30 minutos no fim de semana para planejar o que vem a seguir. Finais de semana são ótimos para relaxar, mas aproveite e tire um tempinho para fazer uma lista. Isso ajudará a ficar mais calmo ao lidar com os desafios que vêm com a nova semana.
Faça mais perguntas às pessoas ao seu redor
Às vezes, as situações que nos deixam ansiosos poderiam ser resolvidas com uma simples pergunta. Não tenha medo de receber respostas que você não quer ouvir – no fim das contas, sempre será bom saber.
Tire um tempo para a preguiça
Se você puder simplificar um pouco a sua vida, verá que irá sobrar um tempo livre. Use-o para relaxar, você merece um pouco de dolce far niente.
Lembre que a curta é mais curta do que você pensa
Você poderá mudar seu modo de pensar algumas vezes. Enquanto amadurece, você poderá querer coisas diferentes, amar diferentes pessoas. Aceite este fato e você verá como os motivos de suas incomodações irão diminuir. Vá em frente!
Postado por Robert Ferreira, com base em artigo do site TUDO POR EMAIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário