36 motivos para conectar crianças à natureza

Proporcionar e incentivar o brincar livre da criança em contato com a natureza é algo simples, de baixo custo, que traz muita alegria, encantamento e um profundo sentimento de unidade e pertencimento. Pode ser uma caminhada num parque ou numa praça para ouvir o vento soprar, o canto dos pássaros, observar as árvores, as cores das flores. Respirar fundo e sentir o cheiro de terra úmida. Pisar em folhas secas. Procurar minhocas, musgos, borboletas. Subir em árvores, correr entre elas, e muito mais.

A criança deve ser compreendida como um ser lúdico, contemplativo, explorador e investigativo, e atendida nessas necessidades. Pesquisas científicas já comprovaram inúmeros benefícios que o contato com a natureza propicia. Esses benefícios envolvem aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sociais e espirituais.

Eis os principais motivos para conectar crianças à natureza:

1. Permite maior movimentação corporal auxiliando na estruturação do sistema muscular. Estar ao ar livre é um convite para o movimento – correr, pular, escorregar, explorar troncos caídos, escalar barrancos, etc.
2. Ajuda na aquisição do equilíbrio do corpo.
3. Desenvolve a destreza corporal.
4. Contribui para o domínio espacial.
5. Promove estímulos sensoriais.
6. Propicia maior gasto de energia, que é uma necessidade biológica do corpo.
7. Auxilia na qualidade do sono, tão importante para a fase de crescimento infantil.
8. Regula hormônios, diminui o cortisol (hormônio do stress).
9. Ajuda a respirar melhor.
10. Contribui para a melhora nas medições de pressão sanguínea e batimentos cardíacos.
11. Previne a obesidade.
12. Previne a deficiência de Vitamina D, pela exposição aos raios solares.
13. Previne a miopia. Espaços amplos, abertos e com iluminação natural estimulam o exercício dos músculos oculares. As crianças precisam focar em objetos grandes e ao longe. É importante que os olhos se movimentem seguindo a linha vertical, horizontal e de profundidade para a prevenção do encurtamento dos músculos dos olhos. A ocorrência de miopia tem crescido entre as crianças e uma das explicações é o acesso precoce e excessivo ao mundo tecnológico.
14. Fortalece o sistema imunológico, pois a criança entra em contato com uma série de bactérias e micro-organismos.
15. Previne o desenvolvimento de alergias.
16. A criança aprende a correr riscos e medi-los, como ao subir numa árvore.
17. A criança aprende a superar desafios.
18. Desenvolve resiliência e autoconfiança.
19. Colabora para a autonomia da criança.
20. Alivia a ansiedade.
21. Diminui a hiperatividade.
22. Reduz a agressividade.
23. Estimula a capacidade cognitiva.
24. Aumenta a concentração.
25. Contribui para a melhoria da aprendizagem
26. Nutri a imaginação.
27. Enriquece o repertório da criança.
28. Promove a convivência e interação social.
29. Fortalece os vínculos afetivos.
30. Estimula o espírito solidário.
31. Dá a sensação de liberdade e pertencimento.
32. Promove equilíbrio interno, autorregulador da criança.
33. Promove harmonia, vitalidade e alegria.
34. Eleva a capacidade criativa.
35. Estimula o cuidado com o meio ambiente. A criança em contato com a natureza é o potencial cuidador e preservador do meio ambiente, porque em sua memória haverá registros do significado do frescor à sombra de uma árvore, por exemplo.
36. Promove a educação ambiental vivencial, na prática.

Em contato com a natureza a criança tem acesso a processos vivos que estão em constante transformação. Alimentar os sentidos da criança com formas primordiais, substancias vivas, e elementos naturais que exalam aromas, florescem, frutificam e emitem sons nativos, é fundamental para o desenvolvimento integral infantil.

Tudo isso propiciará a formação de um reservatório de experiências vivas e reais para a vida.

Postado pelo Administrador e Músico Robert Ferreira, com base em artigo da Pesquisadora Ana Lúcia Machado, do blog Educando Tudo Muda.

Por que engordamos quando ficamos mais velhos ?



A guerra contra a balança é algo que atormenta muitos depois de certa idade… e certos quilos.

Quem já passou dos 30 anos sabe bem o que é isso: as calças que entravam com folga na década anterior estão apertadas ou já não cabem mais.

Envelhecer e engordar parecem andar de mãos dadas, embora alguns especialistas digam que o ganho de peso pode ser evitado com o avançar da idade.

A solução, dizem eles, é encontrar uma atividade física que faça você gastar muitas calorias.

Isso porque os quilos extras estão associados ao metabolismo, ou seja, a forma como o nosso corpo consome energia.

Um metabolismo lento é aquele que queima menos calorias em repouso do que o normal. Também é conhecido como metabolismo basal.

Quando envelhecemos, nosso metabolismo diminui por uma questão de sobrevivência.

Ou seja, as células queimam os nutrientes mais devagar e tendem a se agarrar à gordura, preparadas para ter uma reserva em caso de necessidade.

Mas há outras causas menos conhecidas que nos fazem ganhar peso ao envelhecermos.

A seguir, os principais motivos do ganho de peso com a idade elencados pelo NHS, o sistema de saúde público do Reino Unido, e que não têm a ver com o metabolismo.

1) Medicamentos

Ao envelhecermos, sentimos mais dores. Às vezes, surgem doenças crônicas que exigem remédios por toda a vida. O ganho de peso pode ser um efeito colateral comum de muitos desses medicamentos.

Segundo o NHS, contribuem para o ganho de peso esteróides, antipsicóticos e insulina, entre outros.

Solução: Nunca ignore as recomendações do seu médico, mas fale com ele para saber se é possível substituir alguns remédios por outros.

2) Insônia

Dormir pouco não é bom para o nosso cérebro, para o nosso peso e para a nossa saúde em geral.

Segundo Neil Stanley, especialista em Medicina do Sono do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich (Inglaterra), “há uma ligação muito forte entre a falta de sono e o ganho de peso”.

À medida que envelhecemos, costumamos dormir menos, então as chances de ganharmos peso crescem, diz o NHS.

Solução: Durma mais. Segundo Stanley, “o sono é vital para a nossa saúde física e mental”.
Envelhecer e engordar parecem andar de mãos dadas, embora alguns especialistas digam que o ganho de peso pode ser evitado com o avançar da idade.

3) Televisão

Seja por prazer ou porque a nossa saúde não nos permite ter uma vida fisicamente ativa, assistir à TV por muitas horas contribui para uma vida sedentária.

Segundo estudos analisados pelo NHS, quando estamos na frente da tela, muitas vezes, consumimos calorias de que não precisamos.

A nutricionista britânica Anna Suckling explica: “As pessoas muitas vezes descobrem que, enquanto estão sentados na frente da televisão, consomem alimentos com alto teor de calorias, como batatas fritas e chocolate”.

Solução: Modere o número de horas em frente à TV e preste atenção ao que você come. Prefira lanches saudáveis aos petiscos industrializados.

4) Estresse

À medida que envelhecemos, nossas responsabilidades aumentam. Nos preocupamos mais e sofremos estresse. Uma maneira comum de lidar com essa situação é comer mais do que precisamos.

Nesse sentido, o açúcar acaba sendo um alimento recorrente.

Consumir lanches açucarados dá uma sensação temporária de bem-estar, mas pode ser fatal para a nossa saúde.

Solução: Além de tentar reduzir (ou eliminar) a causa do estresse, prepare lanches saudáveis e tente fazer algum exercício, aconselha Suckling.

Outras causas mais comuns e relacionadas ao metabolismo são a perda muscular, disfunção hormonal e aumento dos níveis de açúcar no sangue. Por que engordamos quanto ficamos mais velhos (e isso não tem a ver com o metabolismo) 
 
Postado por Robert Ferreira, Administrador, Músico e Analista do SEBRAE com base em artigo no site da BBC Brasil.

Administradores de 1977 e 1978 da Universidade Federal do Piauí do Campus de Parnaíba realizarão Encontro

Card Encontro
Será nos dias 19 e 20 de janeiro de 2018 em Parnaíba (PI), sendo que na Programação constará Aula do Reencontro, Celebração Eucarística, descerramento de Placa da Turma de 1977, entrega de placas comemorativas do Encontro, visita às novas instalações do Campus e finalizando com o Baile do Reencontro que se realizará no Andréa Buffet. 
Campus da UFPI em Parnaíba-PI
“O Encontro será muito especial e temos certeza que todos guardarão esse momento para sempre”, destacam Robert Ferreira e Alencarino Alencar, Administradores da Turma de 1977. 
“Merecemos realmente festejar os 40 anos de uma dura conquista em tempos de poucas oportunidades”, finaliza Robert Ferreira.

Assessoria

10 Dicas Profissionais Para Otimizar o Seu Talento na Cozinha

Os grandes chefs e mestres de cozinha têm os seus macetes para fazer truques fantásticos: descascar um ovo em um único movimento, cortar cebola sem chorar ou preparar o café perfeito. O bom é que muitos desses truques saíram dos grandes restaurantes e chegaram até nós. Abaixo você vai ver 10 dos segredos mais incríveis da culinária que vão te transformar em um mestre. Confira.

1. Descascar Ovos Facilmente
Você vai descascar um ovo com muito mais facilidade se colocar uma fatia de limão na água do cozimento. Outra boa dica que tem o mesmo efeito é colocar ½ colher de chá de bicarbonato na água.

2. Gotas de Iogurte

Uma dica deliciosa e refrescante: em um saco plástico ou saco de confeiteiro, coloque iogurte grego e faça pequenas gotas, como se estivesse fazendo suspiros, em uma forma. Leve ao congelador por uma hora e você terá um doce gostoso e saudável. Você pode usar iogurte grego de sabores diversos. 

3. Cortar Cebola Sem Chorar

Para evitar aquele choro desagradável na hora de cortar a cebola, siga esta dica: coloque-a no congelador por 15 minutos antes de cortá-la, mas tenha cuidado para não esquecê-la a ponto de congelar!

4. Cozinhar Sem Ovos
Você quer fazer massas ou outro tipo de receita e acabou de descobrir que não tem ovos em casa, justamente no dia em que o mercado está fechado ou já está muito tarde. Substitua o ovo pela banana. Sim, isso mesmo. Meia banana é o equivalente a 1 ovo. Uma dica ótima para veganos.

5. Café Perfeito

Este truque vai agradar os amantes do café e aqueles que não conseguem acordar de manhã sem uma xícara de café fresquinho. Adicione uma pitada de sal e canela no pó de café antes de adicionar a água quente e coar. O sal ajuda a reduzir o sabor amargo causado por eventuais grãos queimados, e a canela acentua o sabor.

6. Fazer Fatias na Massa Sem Faca
Barbante ou fio dental são acessórios que vão fazer parte da sua cozinha. Basta amarrar a massa, como você vê acima.

7. Como Fatiar Uma Maçã Sem Faca

Quem disse que você precisa de uma faca para cortar a maçã ao meio? Você pode fazer isso com as próprias mãos, e não é necessário ter toda a força do mundo para isso. Basta segurar a fruta com as duas mãos, como se estivesse segurando um cubo mágico. Depois, faça movimentos com as mãos de um lado para o outro, sempre pressionando, como se estivesse espremendo a fruta, e então rapidamente você vai tê-la dividida em duas partes.

Também pode lhe interessar:




8. Descascar Alho RapidamentE

Descascar alho leva tempo e, além disso, as mãos ficam com aquele cheiro persistente. Basta colocar os dentes de alho no micro-ondas por 15 a 20 segundos e a casca vai sair facilmente.

9. Batatas Perfeitas, Muito Melhor Do Que Fritas
Se você acha que nada é melhor do que batatas fritas, tente essa dica: Faça cortes finos em algumas batatas, polvilhe com azeite, coloque um pouco de manteiga nos cortes, e adicione sal e pimenta a gosto. Coloque-as no forno preaquecido a 220 graus por 40 minutos. E aqui vai um alerta: batatas cozidas desta forma pode apenas tornar-se o seu prato favorito!

10. Descascar Batatas Rapidamente

Se não gosta de descascar batatas, este é o truque ideal para você:
• Faça pequenos cortes na batata.
• Despeje água quente em uma panela com as batatas, leve ao fogo e deixe ferver
• Despeje a água fervente e encha a panela com água fria.
• Pegue uma batata de cada vez e puxe a casca.

Postado por Robert Ferreira em base do artigo do site BRIGHTSIDE.

Seis Segredos Para Mulheres Maduras Depois dos 60

Muitas mulheres que atingem os 60 anos de idade sentem uma sensação de incerteza sobre seu futuro, mas a vida após 60 também pode ser o momento mais gratificante de todos! As funções e as responsabilidades mudam com o tempo, mas isso permite que uma nova tela seja pintada. Aqui estão 6 maneiras de tirar o máximo proveito da vida depois de completar 60 anos:

1. Cuide de seu corpo e saúde

Alcançar os 60 anos de idade tem sido considerado o começo de um período inevitável de declínio físico e mental, mas não precisa ser o seu caso. Hoje em dia, as pessoas vivem mais tempo e têm uma melhor qualidade de vida do que nunca. Não há como negar que o corpo muda depois que atingimos esse marco, mas isso não significa que não podemos acompanhar e até melhorar a nossa aptidão física.

Uma técnica excelente que você pode usar para se manter saudável é a “técnica de um minuto”. Tudo o que você precisa fazer é definir um objetivo extremamente simples, como caminhar por um minuto e aumentar gradualmente conforme o tempo. Fale com o seu médico antes de iniciar uma nova série de atividades físicas, a fim de garantir que você faça exercícios adequados ao seu estado de saúde geral e estilo de vida.

2. Faça as pazes com seu dinheiro

Embora alcançar essa fase importante deva ser o início de um momento em que podemos apreciar os frutos do nosso trabalho, muitos de nós ainda estão preocupados em como pagar a próxima conta. Se você está em dificuldade financeira ou sente que seu dinheiro não está sendo suficiente para você, é hora de considerar fazer algumas mudanças.

O lugar óbvio para começar é olhar suas despesas para ver o que pode ser economizado. Você também pode pensar em reduzir a sua casa, se necessário. Ter 60 anos ou mais definitivamente deve ser um momento para aproveitar o seu dinheiro, mas certifique-se de ter o suficiente, já que é provável que viva muito mais do que mulheres de gerações anteriores. Você também pode considerar encontrar formas de ganhar dinheiro extra.

3. Desenvolva novos relacionamentos

Muitas mulheres com mais de 60 anos, mesmo as que são casadas ou têm parceiro temem ficar sozinhas. Elas se perguntam se vão encontrar amor novamente. Aquelas que estão com um parceiro temem ficar sozinhas depois que o outro partir.

Se você não teve a sorte de construir um sólido sistema de apoio de amigos ao longo de sua vida, agora é hora de começar a fazê-lo. Isso ocorre porque essas pessoas serão as únicas a te ajudar a mantê-lo feliz e saudável para o resto de sua vida. Explore seus hobbies com pessoas de mentalidade semelhante e faça questão de fazer pelo menos uma atividade social por dia.

4. Compreenda e aceite sua imagem

A sociedade continua a propagar estereótipos de pessoas que têm 60 são invisíveis, ou não estão interessadas em vida íntima. Os anúncios antienvelhecimento com modelos de 30 anos que se apresentam como mulheres "mais velhas" estão em todas as nossas telas de TV. No entanto, ganhamos sabedoria com a idade, e também nos tornamos mais confortáveis em nosso próprio corpo.

Estar em paz com a nossa aparência após os sessenta é um ato de equilíbrio. Por um lado, há alguns de nós que não desejamos manter a aparência ótima, vestir roupas de grife, cuidar da pele ou manter-se em boa forma física, mas, por outro lado, devemos lembrar-nos sempre de ser gentis a nós mesmos, e jamais esquecer que a beleza é interna e externa.

5. Faça mudanças na alimentação

Você deve fazer um esforço consciente para encontrar novas maneiras de se relacionar com o que você come. Você pode fazê-lo considerando a fonte de sua comida. Existe um mercado de agricultores perto de onde você mora? Há uma possibilidade de cultivar legumes orgânicos em seu próprio jardim, ou você pode cultivar ervas naturais?

Você também deve evitar comer de forma inconsciente, como quando estiver na frente da TV, por exemplo. Seja deliberado e pensativo sobre cada garfada que der na comida do seu prato. Compre com cuidado e pense em tamanhos de porções, mas lembre-se de que você pode se mimar de vez em quando. Considere comer o mais natural e organicamente possível para manter o seu sistema imunológico em forma.

6. Faça mais amigos

Sentir-se isolado não precisa ser um modo de vida só porque você envelheceu. Seja proativo sobre sua vida social e socialize com aqueles que compartilham seus interesses. Cultive seu círculo de amigas e torne-se a "organizadora de eventos" do grupo, se necessário.

Você pode até mesmo considerar fazer um jantar regular, tardes de café, um clube do livro, ou um grupo de atividades ao ar livre. Outra coisa interessante que você pode fazer é abrir as portas para sua casa para mochileiros e visitantes internacionais, usando sites como o AirBnb.

Por último, mas não menos importante, elogie mais, sorria mais, mantenha-se positivo e seja grato, pois a benção da amizade definitivamente entrará em sua vida.

Postado por Robert Ferreira em base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

Surpreenda-se Com os Benefícios do Repolho

Você sabia que esse vegetal tão comum e barato pode fazer milagres no seu organismo? Assim que eu descobri, foi uma surpresa, mas, de fato, o repolho pode prevenir e curar uma série de enfermidades, tais como úlceras estomacais, doença de Alzheimer, eczema, icterícia e artrite. Continue a leitura e descubra 13 dos inúmeros benefícios que o repolho trará à sua saúde:

1. Excelente fonte de vitamina C

Por mais surpreendente que seja, o repolho contém mais vitaminas C do que as laranjas, que geralmente são apontadas como as melhores fontes naturais. A vitamina C é essencial para um envelhecimento saudável, além de fortificar o sistema imunológico e reduzir os efeitos da doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas.

2. É rico em enxofre

O enxofre é um nutriente altamente útil, pois combate infecções no organismo. Quando um indivíduo apresenta deficiência do nutriente, isso pode prejudicar o tempo que as feridas levam para cicatrizar, além de aumentar a exposição ao risco de contrair uma infecção bacteriana. Felizmente, tudo o que você precisa fazer é adicionar um pouco de repolho à sua dieta diária para evitar que isso aconteça.

3. É uma fantástica de fibras

O repolho é uma excelente fonte de fibras, que ajuda o corpo a manter-se hidratado, e também mantém o volume de alimentos durante o processo de digestão. Como resultado, o vegetal é um remédio natural perfeito para combater condições relacionadas à digestão, como diarreia.

4. Ajuda na prevenção de câncer

O repolho é composto por uma grande quantidade de anticancerígenos, como sinigrina, sulforafano e lupeol, que são conhecidos por inibir o crescimento de tumores malignos. Um estudo conduzido por profissionais da medicina chinesa realizado em pacientes com câncer de mama mostrou os pacientes apresentavam uma melhora significativa ao consumir vegetais com poder de cura, como o repolho.

5. É repleto de propriedades anti-inflamatórias

O repolho é repleto de proteína-cádmio em suas folhas, e um dos seus principais componentes é a glutamina, que é um poderoso agente anti-inflamatório. Consequentemente, consumir o vegetal pode reduzir os efeitos de muitos tipos de inflamação, febre, dores nas articulações, alergias e uma série de distúrbios da pele.

6. Pode te ajudar na redução de peso

Você quer perder peso de forma natural e saudável? O repolho pode te ajudar! Ele é repleto de nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, além de seu alto nível de fibras, que ajudam a manter a saciedade. O melhor de tudo é que uma xícara de repolho cozido contém somente 33 calorias!

7. Mantém o cérebro saudável

A presença de antocianinas e vitamina K no repolho podem proporcionar um forte impulso aos níveis de concentração e ao funcionamento mental geral. O repolho vermelho contém níveis ainda maiores desses importantes componentes, e é por isso que é recomendado para pacientes com demência e degeneração neural.

8. Regula a pressão sanguínea

O potássio encontrado no repolho te ajudará a diminuir sua pressão sanguínea, diminuindo assim o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Isso ocorre porque o potássio atua como um vasodilatador, que aumenta o calibre dos vasos e facilita o fluxo sanguíneo.

9. Melhora a saúde ocular

Por ser uma rica fonte de betacaroteno, o repolho é capaz de retardar a formação de catarata, prevenir a degeneração macular e promover uma boa saúde ocular. Além disso, o betacaroteno também pode reduzir as chances de contrair câncer de próstata.

10. Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes contidos no repolho desempenham um importante papel no processo de envelhecimento do seu corpo, pois eles eliminam os radicais livres. Você sabia que esses radicais são apontados como grandes vilões da descoloração da pele, manchas de idade e formação de rugas?

11. Fortalece os ossos

Vegetais crucíferos, como o repolho, são excelentes fontes de potássio, magnésio e cálcio. Ao fornecer esses nutrientes essenciais ao seu corpo, você tornará seus ossos mais fortes e poderá prevenir a osteoporose.

12. Alivia dores musculares

Quando certos tipos de bactérias são capazes de fermentar açúcares presentes no repolho, o ácido lático acaba sendo liberado, o que é excelente, pois já foi comprovado que esse processo é capaz de reduzir dores e desconfortos musculares.

13. É um excelente desintoxicante

Ao se livrar de radicais livres e ácido úrico o repolho ajuda na prevenção de reumatismo, cálculos renais, artrite, doenças da pele e eczema. Esse efeito detox é causado devido à alta concentração de vitamina C contida no vegetal.

Postado por Robert Ferreira em base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

15 Maneiras de Recarregar Suas Energias!

Já aconteceu de você sentir-se tão cansado que parece que vai cair no sono a qualquer momento? Não se preocupe todos nós já passamos por situações assim, e sabemos como é difícil lidar com essa sensação, especialmente quando estamos fazendo algo importante como trabalhar, estudar ou em companhia da família. Pensando nisso, compilamos e publicamos estas 15 maneiras de recarregar as baterias que podem ser praticadas em quase todos os lugares. Esperamos que sejam úteis!

1. Beber chá verde

Você já deve saber disso, mas o fato é que o chá verde possui substâncias fitoquímicas em abundância chamadas tanino. Elas ajudam, entre outras coisas, a acalmar o sistema nervoso e, assim, aumentar a sensação de bem-estar.

2. Colocar a cabeça entre as pernas

Este truque fará o sangue fluir para sua cabeça. Sente-se numa cadeira e coloque sua cabeça entre as pernas, com seus braços em direção ao chão e relaxe seu corpo por 20 segundos. A seguir, levante-se lentamente, movendo vértebra por vértebra. Sua energia retornará gradualmente.

3. Comer uma banana

Bananas fornecem minerais, nutrientes e estimulantes como potássio, que são energéticos controlados e muito mais saudáveis do que simplesmente açúcar.

4. Beliscar as bochechas

Nossos avós provavelmente tinham boas razões para beliscar nossas bochechas. Isso faz com que o sangue flua para a face e nos deixe mais alertas.

5. Beber muita água

O nosso organismo requer muita água para funcionar bem. A insuficiência de água no corpo faz com que seu funcionamento correto fique mais lento, o fluxo sanguíneo fique mais devagar e menos oxigênio alcance o cérebro. Beba um copo d'água a cada duas horas, no mínimo. A meta é beber de 8 a 12 copos d'água por dia.

6. Tomar um pouco de sol

Pequenas doses de vitamina D podem fazer muito bem. Dê um passeio ou sente-se por alguns minutos ao sol. Ar fresco combinado com luz natural lhe deixará mais alerta.

7. Movimentar-se

Quando você sentir que a fadiga está tomando conta, levante-se e movimente seu corpo. Faça alongamentos, caminha um pouco, dê pulos no lugar, mas mexa-se. O movimento estimula o fluxo de sangue no seu corpo e libera endorfinas que te deixam alerta.

8. Rir alto

Risadas são "desestressantes" naturais e também estimulantes. Uma boa gargalhada libera endorfinas que neutralizam os efeitos negativos do hormônio cortisol (o hormônio do estresse), melhoram a circulação sanguínea e de oxigênio, além de trazerem uma sensação geral de bem-estar.

9. Respirar fundo

Inspire bem fundo e, lentamente, vá soltando o ar pelo nariz. Repita: encha o seu abdômen e exale, esvaziando todo o ar dos pulmões. Faça isto três vezes. Respirar fundo faz o corpo relaxar e eliminar toxinas. Além disso, o oxigênio irá deixá-lo mais estimulado.

10. Ter uma planta no ambiente

Salas abafadas limitam a movimentação do ar, o que aumenta a sensação de fadiga e causa dor de cabeça e alergias. Coloque no local plantas para interiores que podem ajudar a filtrar componentes químicos voláteis e substâncias poluentes do ar. Elas também estimulam o movimento do ar e fazem com que você se sinta menos fatigado.

11. Cheirar um limão

Certos aromas como os cítricos, gengibre e menta, podem produzir um efeito estimulante e estimular o estado de alerta. Acenda uma vela perfumada ou cheire um limão para estimular sua energia e melhorar seu ânimo.

12. Cercar-se de objetos de cor vermelha

Pesquisas indicam que a cor vermelha é associada com a sensação de vitória e de confiança. Experimente cercar-se de objetos em tons de vermelho para sentir-se mais animado.

13. Sentar-se ereto

Não lhe fará mal algum sentar-se ereto na cadeira. Uma postura correta auxilia a oxigenação do cérebro, pois o sangue circula melhor. Além do mais, estimula o senso de segurança.

14. Despertar o cérebro

Quando você estiver sentindo-se sonolento, experimente acordar seu cérebro resolvendo palavras cruzadas, lendo em voz alta, conversando com um amigo, ou simplesmente cantando.

15. Brincar com um animal de estimação

Passe alguns minutos brincando com seu animal de estimação. Você irá sentir-se melhor e mais energético.

Postado por Robert Ferreira, com base em artigo do site Tudo Por Email.

Envelheça Graciosamente Com Estes Conselhos Importantes

Envelhecer é um processo muito interessante, assumindo muitos aspectos diferentes à medida que cada época de nossa vida se baseia de como estamos espiritualmente, fisicamente e emocionalmente. O envelhecimento é uma parte natural da vida, mas a forma como enfrentamos, nos adaptamos às mudanças e o que fazemos dela é uma experiência pessoal. A maioria de todos nós temos uma coisa em comum: o desejo de envelhecer graciosamente, mas também de se sentir forte tanto mental como fisicamente. Sem acesso à fonte da juventude, temos que contar com métodos práticos e em evolução para nos ajudar no processo de envelhecimento, juntamente com muita coragem e sabedoria. Confira estes 50 conselhos que o ajudarão a envelhecer mais feliz:

1. Comemore todos os aniversários com amigos, familiares e champanhe.

2. Use seu cabelo com mais naturalidade, tanto em estilo quanto em cor.

3. Passe muito tempo ao redor das crianças, para se lembrar da alegria que existe na vida.

4. Pare de fumar.

5. Desista de flertar e seja charmoso.

6. Sorria mais - é um rosto instantâneo.

7. Viaje com frequência, especialmente para países que abraçam o envelhecimento.

8. Caminhe em todos os lugares.

9. Saiba como superar suas angústias pessoais.

10. Aprenda uma língua estrangeira.

11. Abrace a causa da sua idade, é muito mais atraente do que tentar parecer mais jovem do que você é na verdade.

12. Aprenda a apreciar todas as suas experiências, tanto boas quanto ruins, pelo que trouxeram para sua vida.

13. Aprenda a arte da graça.

14. Apaixone-se por você.

15. Escreva um livro de memórias, apenas para lembrar na vida maravilhosa que foi até agora.

16. Reduza a ingestão de álcool.

17. Melhore a sua ingestão de cálcio.

18. Defina metas para 40, 50, 60, 70 e além.

19. Vista-se bem e saia para algum lugar especial pelo menos uma vez por semana.

20. Durma o suficiente.

21. Não tenha medo de se apaixonar novamente.

22. Tome vitaminas e minerais adequados.

23. Mantenha um ar de mistério.

24. Coma sobremesa com mais frequência.

25. Faça uma coisa todos os dias que faz você rir.

26. Perdoe-se.

27. Perceba que você é mais do que apenas um pai ou avô.

28. Agora é a hora de desistir dos arrependimentos, eles são um fardo muito grande para carregar a esta altura da vida.

29. Lembre-se que a idade não lhe dá o direito de dizer o que quer que esteja em sua mente - a cortesia ainda conta.

30. Continue sonhando com novos sonhos.

31. Aprecie a maravilha de seus filhos e netos, e seus muitos talentos.

32. Reinicie um caso de amor com seu parceiro.

33. Diga às pessoas sobre as coisas boas em sua vida, ao invés de dores e angústias.

34. Segure sua cabeça firme e fique o mais alto possível.

35. Pare de pensar sobre o quão adequado você foi, e seja o mais adequado possível.

36. Mostre amor e carinho para aqueles que você gosta.

37. Faça um passeio após o jantar.

38. Diga a seus filhos quão orgulhoso você é deles e nomeie os motivos específicos.

39. Adicione exercícios de levantamento de peso à sua rotina para você ter ossos fortes.

40. Faça uma coisa nova todos os anos que você nunca pensou que poderia fazer.

41. Pare de se preocupar com o amanhã.

42. Agora é hora de usar produtos que você tem vontade.

43. Pare de franzir a testa.

44. Arrisque-se em um hobby que você sempre quis experimentar.

45. Faça uma lista de coisas desagradáveis e deselegantes que você viu pessoas mais velhas fazer, e tenha certeza que você não as faz.

46. Não se esqueça que você pode ser o modelo de vida para muitas pessoas.

47. Aprenda a fazer uma grande refeição de férias familiares sozinha.

48. Compre roupas clássicas, da melhor qualidade possível.

49. Gaste seu dinheiro para cuidar melhor de si mesmo, e ficar bem naturalmente, ao invés de tentar cobrir falhas e sinais de envelhecimento.

50. Faça seu novo objetivo chegar até os 100 anos, com saúde e felicidade, e viver a vida de uma maneira graciosa!

Postado por Robert Ferreira, com base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

7 Dicas de como vender mais em datas comemorativas nas Floriculturas

Todas as Floriculturas aproveitam as datas comemorativas para vender mais, mas para que isso realmente aconteça é preciso ter planejamento para explorar ao máximo essas oportunidades.

Como as floriculturas vendem produtos que emocionam, elas acabam tendo um enorme potencial de aumentar suas vendas nas datas comemorativas, como: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Mas será que sua Floricultura está preparada para vender mais nessas datas?

Descubra neste post o que você pode fazer para suas vendas crescerem mesmo em momentos de crise.

1 – Faça algo diferente para chamar a atenção

Ok, você decorou a sua vitrine, patrocinou anúncios no rádio, jornal, talvez fez alguns flyers. Vou vender muito? Não necessariamente. Você precisa expandir e pensar ‘fora da caixa’ (todo mundo fala isso, mas é verdade). Trabalhar com flores é maravilhoso e traz muitas possibilidades. Que tal fazer uma ação no Dia dos Namorados entregando flores na rua mais movimentada da sua cidade? Certamente isso vai atrair muito a atenção das pessoas para a sua floricultura. Sem falar que é uma ideia simples e barata de ser executada.

2 – Amplie as datas comemorativas

Todo mundo conhece as tradicionais datas que todos os anos comemoramos e presenteamos. Mas que tal encontrar mais dias no ano para criar oportunidades das pessoas presentearem? Temos aqui algumas opções já usadas por alguns segmentos do varejo! A estratégia no segundo semestre é ainda mais importante, pois é onde há menos datas para as floriculturas.
Sugestões de datas para vender mais:

Black Friday

Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, é usada por varejistas para aquecer as vendas antes do natal. São praticados grandes descontos, que chegam a até 80%. Aqui é o desconto que está no foco, então faça as contas e divulgue.

Dia da Secretária

Comemorado dia 30 de setembro, a data é uma excelente oportunidade para vender mais flores. Foque em divulgar para empresas, com e-mail ou carta direcionada.

Dia do Professor

Essa com certeza vai render bons frutos! Comemorada no dia 10 de outubro, a data pode gerar vendas para organizadores de eventos para professores, e diretores de escolas. Além de alunos que podem usar seus produtos para presentear.

Dia do cliente

Essa data é uma excelente oportunidade para oferecer descontos nos mais variados produtos que sua floricultura tem à disposição. Comemorada no dia 15 de setembro, é uma excelente oportunidade para movimentar as vendas.

Lembre-se: divulgue com antecedência a sua promoção.

3 – Saia do comum na hora de divulgar

A gente sabe que na maior parte das vezes as floriculturas não tem uma equipe de marketing, mas nem por isso você precisa sempre fazer as mesmas ações em datas comemorativas. Até agora muita gente tem seguido a fórmula jornal+rádio+flyers, mas você pode ir além disso. Sem gastar nada, use a internet para vender mais. Crie uma página no Facebook, faça um perfil no Instagram e poste fotos de suas flores e produtos.

Separamos aqui dois exemplos de Floriculturas que são revendem os produtos da Uatt? em suas lojas, que usam as redes sociais para divulgar vender os seus produtos.

4 – Programe suas entregas e organize seu estoque

Claro, não tem como manter flores vivas por muito tempo, mas você pode tentar programar os seus pedidos. Tente combinar com o seu fornecedor para as entregas de flores ou produtos perecíveis 1 vez por semana ou a cada 15 dias, assim você vai sempre ter produtos em estoque sem ter prejuízos.

5 – Floriculturas com lojas virtuais

Para quem faz vendas pela internet através de seu site, também deve se preparar. Desenvolva um layout que ajude os internautas a encontrarem os produtos relacionados àquela data. Por exemplo, crie um botão bem visível para ‘Dia dos Namorados’, com pelo menos um mês de antecedência à data. Seu site pode também criar categorias de presentes conforme o perfil do cliente.

6 – Cuidado com a decoração

Não precisa nem falar: sua floricultura deve estar no clima da data. Capriche na decoração da loja usando adereços simples, que podem ser produzidos por você mesmo. Muitos forneceres enviam para seus clientes materiais de divulgação de acordo com as datas comemorativas. Aproveite esses itens também. Fora isso, deixe a criatividade fluir, isso irpa a chamar a atenção de quem passar em frente à sua floricultura.

7 – Monte cestas de presentes

Para as datas comemorativas, apostem nas cestas de presentes, misture alguns produtos do seu mix para monta-lás.

Você pode criá-las de acordo com a data e o perfil do seu cliente, separamos dois modelos aqui para você se inspirar.

Os presentes criativos usados para montar as cestas são da Uatt?, você também pode ter eles em sua floricultura. Além da alta qualidade e design inovador, eles combinam com os produtos de floricultura e ajudam sua loja a vender mais o ano todo.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo do site http://www.floores.com.br/

INFOGRÁFICO: COMO SE FORÇAR A SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO


Já ouviu o ditado: “A zona de conforto é um belo lugar, mas nada cresce lá.”? Desprender-se dessa série de ações, pensamentos e comportamentos que estamos acostumados não é fácil. Mas precisamos encarar os medos e os desafios das mudanças.

Temos pouca ou nenhuma experiência com tudo o que está fora da nossa zona de conforto. Entretanto, aprender a expandir os seus limites é útil para avançar e prosperar tanto na carreira quanto na vida pessoal. Se você não sabe como começar a tomar medidas saudáveis para sair da sua zona de conforto, aqui estão algumas dicas que irão te encorajar a assumir riscos e aprender a aceitar a incerteza.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo do site TUTANO.TRAMPOS.CO/

6 Dicas Para Fazer Com Que as Pessoas Gostem de Você

Você sabia que há uma regra especial para fazer com que as pessoas naturalmente gostem de você? Saber isso é uma coisa, mas colocá-la em prática requer várias estratégias, que você também pode dominar. Aprendê-las não vai te transformar em um ator ou atriz, e sim te tornar uma pessoa mais agradável, confiante e sociável. Tudo que você precisa fazer é entender essas 6 estratégias e começar a experimentá-las na sua rotina diária.

1. Cometer um erro deliberado

Ninguém gosta de errar, por isso temos todo cuidado para que isso não aconteça, principalmente porque não queremos ficar vulneráveis perante os outros. No entanto, esta vulnerabilidade pode realmente ser uma arma que você pode usar para se tornar mais acessível.

Esta técnica tem três objetivos. Em primeiro lugar, ao corrigir nosso erro, a outra pessoa se sente fortalecida e confiante. Em segundo lugar, eles se sentem mais relaxados e abertos, mais capazes de conversar. E, finalmente, ficam mais confortáveis e menos receosos de seus próprios erros também.

Aplique isto a suas reuniões e mostrará à outra pessoa que você é simplesmente um ser humano como eles, capaz de cometer um erro. Eles então verão o mesmo para serem verdadeiros sobre si mesmos e se revelarão de forma mais natural para você.

2. Fale de si mesmo aos outros

As pessoas adoram falar sobre si mesmas. De acordo com o acadêmico americano Robert K. Holz, quando elas falam de si mesmas, de sua vida, famílias, trabalho e assim por diante, a parte do cérebro relacionada ao prazer fica ativa como se estivessem provando um prato saboroso ou pensando em uma vida financeira estável. Então, tudo que você precisa fazer é perguntar-lhes sobre essas coisas pessoais. Eles vão realmente apreciar a oportunidade de responder.

3. Relacione o elogio de outra pessoa

É bom elogiar as pessoas, mas fazer um elogio tão direto, principalmente a alguém que você conhece há pouco tempo, pode ser um pouco intimidador. A pessoa pode se sentir desconfortável e não saber como responder. Por isso, transmita o elogio de outra forma. Algo como: “Fulana me falou que você entende muito de livros e que escreve muito bem”.

Dessa forma, eles apreciarão e você não vai ser tão direto, deixando a conversa sem direção. Assim, a pessoa vai agradecer e se sentir bem.

4. Seja uma pessoa compreensiva o máximo que puder

Se alguém está com um problema e confia em você para contar, ao invés de dizer apenas: “sinto muito”, faça melhor: dê uma resposta de estimule a conversa. Deixe a pessoa se abrir e compartilhar os sentimentos dela, e ouça tentando ajudar.

Existem inúmeras maneiras de fazer isso, mas pode ser bem simples. Se alguém tiver acabado de sair de uma situação difícil na vida, parabenize-a e diga que está feliz por ela.

5. Peça um favor

Talvez você evite pedir favores, para não impor isso aos outros e muita das vezes, prefere ajudar do que ser ajudado. O famoso Benjamin Franklin observou que as pessoas gostavam mais dele quando ele pedia um favor a elas, e isso criou o famoso “efeito Franklin”. E por quê? As pessoas vão gostar mais de você quando se sentem melhor te ajudando.

No entanto, não exagere em uma estratégia como esta. Se você pedir favores constantemente, isso pode se tornar um fardo para a outra pessoa.

6. Tente fazer com que se elogiem

Ao oferecer elogios, um dos problemas é que as pessoas naturalmente duvidem de sua sinceridade. Eles vão pensar que você tem alguma razão para ser bom, e eles vão se concentrar mais na dúvida do que no elogio. Em vez disso, tente fazê-los se elogiarem, porque neste caso a sinceridade não é um problema. Esta é uma técnica difícil de dominar. A conversa pode funcionar assim:

Ela: Esse trabalho foi tão difícil de fazer!
Você: Puxa você realmente se empenhou para isso!
Ela: Sim, eu acho que sim. Eu tento dar o meu melhor naquilo que faço.

Quando você pensa nisso, pode ser apenas uma simples frase, mas eles praticamente não terão outra escolha a não ser elogiarem a si próprios.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

Piauí ultrapassa um milhão de quilowatts de energia eólica

Desde o mês passado (março/2017), o Piauí produz um gigawatt de energia eólica (equivalente a um milhão de quilowatts), segundo dados da associação de empresas desta energia limpa e renovável, a ABEEólica.

A energia gerada pelas usinas eólicas instaladas principalmente no semiárido piauiense equivale a quase quatro vezes a capacidade instalada da usina hidrelétrica de boa Esperança.

Em seu boletim de abril, divulgado três dias atrás, ABEEólica informa que os parques instalados em operação comercial e em teste no Piauí (39) somam uma capacidade instalada de 1.069 megawatts – MW, o que corresponde a 9,78% da capacidade instalada no país, de 10,92 GW.

O Estado é o segundo no país em obras com maior capacidade instalada de geração de energia. Os parques eólicos em construção no Piauí devem gerar mais 552,6 megawatts. Os parques contratados, somarão mais 224,4 MW, totalizando 777 MW a estarem operando nos próximos dois anos.

Atualmente, o Piauí é o quinto estado brasileiro em geração de energia eólica. O maior produtor é o Rio Grande do Norte (3.419,6 MW), seguido por Bahia (1.897,8 MW), Ceará (1.788,8 MW) e Rio Grande do Sul (1,720,9 MW).

Mês passado, o Brasil atingiu 10,85 GW de capacidade instalada de energia eólica, em 435 parques eólicos, informou a no boletim “Dados Mensais ABEEólica, sendo destaque o Estado do Piauí, que alcançou capacidade instalada superior a 1 GW.

Essa marca foi resultado da instalação e início de operação em teste de três novos parques somando 66,7 MW de potência. Os parques são Ventos de Santo Augusto I, VI e VII e estão localizados em Simões.

Comercializados no leilão A-5/2013 pela Casa dos Ventos, os empreendimentos adiantaram a sua operação que em contrato estava prevista apenas para início de suprimento de maio/2018.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo do Blog do jornalista Cláudio Barros.

8 atitudes para ser um bom pai

Respeitar e reconhecer as necessidades das crianças e exigir seu espaço na vida delas são alguns dos desafios da paternidade

O passar do tempo - e o movimento feminista iniciado na década de 1970 – trouxeram algumas mudanças no papel do pai. Os brasileiros que seguem o modelo dos “pais suecos” , por exemplo, provam que a criação dos filhos só pela mãe já não é mais absoluta. Mas, assim como a maternidade, a paternidade também tem suas características de adequação.

“Ainda temos resquícios de uma educação que nos ensinou que a responsável pelos filhos é a mãe”, diz a terapeuta familiar Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Mas, aos poucos, eles começam a deixar o papel de provedor exclusivo para serem participantes ativos na vida das crianças. “O termômetro é a reunião de pais e mestres nas escolas. Já existe uma participação muito maior dos pais hoje em dia.”

A educadora Cris Poli , também conhecida como a “Supernanny” brasileira e autora do livro “Pais Responsáveis Educam Juntos” (Mundo Cristão), concorda com a importância da participação dos pais na vida das crianças. Ela ressalta que, assim como não existe uma mãe ideal, tampouco existe um modelo de pai. Mas algumas dicas podem ajudar. 

1. Participe ativamente – e com frequência 

Participar só quando chega o boletim da escola não vale: é preciso se aproximar do cotidiano da criança. “O pai deve participar como quem vai dar o limite, quem vai estimular e elogiar, quem vai acompanhar a criança”, diz Quézia Bombonatto. Segundo ela, cinco minutos por dia já podem ser muito importantes para o desenvolvimento da relação de ambos. Mas não adianta pegar apenas um dia do mês e, de alguma forma, tentar “tirar o atraso”. A proximidade se constrói aos poucos e é importante para a criança sentir que pode confiar no pai e que está sendo valorizada. “É preciso, por exemplo, acompanhar o que está acontecendo na escola, e não somente perguntar quais notas ela tirou”. Transformar estes momentos em significado para a criança já é um bom começo. 

2. Não confunda atenção afetiva com atenção material 

Ao testemunhar um mau comportamento dos filhos, muitos pais se queixam dizendo “Mas não está faltando nada para ele”. Não está faltando nada mesmo? Carinho não pode ser trocado por presentes. “A presença é muito importante”, diz Quézia. Se envolver com os filhos não se resume a levar um chocolate no final do dia, ao voltar do trabalho.

3. Seja carinhoso 

Muitos pais confundem masculinidade com falta de afeto e evitam beijar e abraçar a criança. Essa falta não pode ser excessiva: o pai pode e deve mostrar o amor que sente pelo filho. Segundo Cris Poli, é preciso haver uma interação física com a criança também durante as brincadeiras. Às vezes o pai prefere não brincar de boneca com as filhas, por exemplo, por ficar constrangido, mas é preciso se adaptar. E fazer brincadeiras com interação mais pessoal – ficar somente no computador e no videogame não é uma solução. A criança precisa de afeto.

4. Não seja autoritário, mas tenha autoridade 

Muitos homens confundem autoritarismo com masculinidade e se tornam pais que se impõe por meio do berro e da ameaça. Para o psicanalista Rubens de Aguiar Maciel, especialista em desenvolvimento humano e paternidade, os pais devem evitar a imposição de regra pela regra. “É muito prejudicial as crianças serem obrigadas a fazer isso ou aquilo porque o pai mandou, sem que haja alguma explicação maior”, diz. A autoridade fica superficial, pois aquela ordem não faz nenhum sentido para a criança. 

Para Cris Poli, pais com perfil autoritário impedem a criança de expressar sentimentos e pensamentos com facilidade, pois ela não se sente respeitada. “Se um pai é autoritário e se impõe pela força e pelo medo, acaba inibindo a criança. Ela pode crescer mais tímida e introvertida, com dificuldade para se expressar”, diz. Limites devem ser construídos – e não impostos. 

5. Não seja excessivamente permissivo 

Na contramão dos pais autoritários estão os pais permissivos. Embora afetuosos, eles não se dispõem a estabelecer limites para os filhos. E terminam sendo ausentes. Segundo Cris Poli, os pais demasiadamente permissivos deixam de se posicionar e preferem deixar o filho fazer tudo o que quer. “É aquele pai que costuma dizer: ‘vê com a sua mãe’ e nunca toma as decisões”.

6. Se posicione como pai 

Para Cris Poli, o erro mais recorrente dos pais é não tomar uma postura em relação à educação dos filhos. “A ausência, a falta de posicionamento e de autoridade são uma carência muito forte”, diz ela. Essa regra vale não só para a hora de tomar decisões, mas também para os afazeres miúdos e os cuidados do dia a dia, como o banho, a comida e as brincadeiras. Até porque as modalidades de diversão e aprendizagem da mãe costumam ser diferentes da do pai. “O lúdico é importante e deve vir dos dois”, defende Quézia.

7. Exija seu espaço 

De acordo com a psicóloga Camila Guedes Henn, do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a mãe também deve dar espaço para a entrada do pai na vida dos filhos. “Às vezes elas não acreditam muito na capacidade do pai de cuidar da criança, e é algo que não pode acontecer”, diz. A figura masculina também é importante e deve atuar em colaboração com a mãe, trocando opiniões sem que um desautorize o outro.

8. Seja um bom cidadão 

Um bom pai é também um bom marido e um bom cidadão. De acordo com o psicanalista Rubens de Aguiar Maciel, todo o ambiente ao redor da criança influencia na formação dela e a figura do pai também conta. Para os filhos crescerem da melhor maneira possível, portanto, os pais devem ser maduros emocionalmente. “O homem e a mulher precisam saber quais são os próprios valores diante de uma sociedade que muitas vezes os leva a conhecer pouco sobre si mesmos e a serem competitivos e consumistas”, resume ele. “Para ser um bom pai é preciso procurar, antes, ser um bom ser humano”, completa. 

Poatado por Robert Ferreira baseado no texto de Renata Losso.

Você coloca o celular no bolso? Depois de ler esse texto sugiro que analise melhor esse hábito



A Dra. Devra Davis, autora do livro “The Secret History of the War on Cancer” (A História Secreta da Guerra contra o Câncer), tem investigado os perigos das radiações emitidas pelos telefones celulares já faz um bom tempo.

Como muitas pessoas, a Dra. Davis simplesmente não acreditava na possibilidade de que os telefones celulares fossem perigosos - até que resolveu estudar o caso. E agora, com as evidências científicas que têm, está tentando fazer com que as pessoas entendam que os celulares não só são perigosos, mas também podem ser mortais.

A Dra. Davis está convicta que o celular é extremamente nocivo, pois interfere no DNA. Um caso interessante que pode servir como exemplo do potencial destruidor dos telefones celulares é de um jovem mulher que não tinha fatores de predisposição ao câncer. Ela se cuidava, fazia exercícios, tinha uma vida tranquila. Mas mesmo assim um câncer de mama a atingiu. O caso está documentado na revista americana Environmental Health Trust.

Os médicos então descobriram que a jovem mulher tinha o "curioso" hábito de colocar o aparelho celular junto aos seios, no seu sutiã. O interessante é que o câncer se desenvolveu exatamente no lugar onde a mulher costumava por o telefone. Dois especialistas em câncer, os doutores Robert Nagourney e John West, concluíram que é muito forte a tese de que o celular foi a causa do câncer nessa mulher.

Mesmo sem poder garantir 100%, eles entendem que o caso deve servir de alerta não só para as mulheres que colocam o celular no sutiã, como para todas as pessoas que colocam o aparelho em outros locais, como bolsos de calças ou camisas.

Talvez não existam provas "concretas" de que o celular cause câncer. Mas existem sim muitos estudos correlacionando o celular a sérios problemas de saúde. Por exemplo, segundo pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, deixar o celular no bolso da calça pode contribuir para a infertilidade masculina.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram dez pesquisas, que incluíam 1.492 amostras de espermas cedidas por clínicas de fertilização e centros de pesquisa. As amostras que tinham sido expostas à radiação do celular apresentaram redução de 8% na motilidade e de 9% na viabilidade dos espermatozóides. Ou seja, houve uma redução da atividade e do percentual de espermatozóides vivos. Além de exporem o esperma à radiação, celulares no bolso também podem elevar a temperatura da região do testículo, o que poderia comprometer a qualidade dos espermatozóides.

Outro estudo, realizado na Suécia, mostrou que o uso prolongado desse tipo de aparelho aumenta em 240% o risco de desenvolvimento de tumores no cérebro. O estudo analisou 2.200 pacientes com câncer e 2.200 usuários saudáveis, em busca de alguma conexão entre o uso de aparelhos celulares e o desenvolvimento de tumores cerebrais. Segundo Kjell Mild, líder do estudo, o uso dos celulares aumentou em 240% o risco de câncer no lado da cabeça onde o celular é mais usado.

Verdade que o estudo fala de uso prolongado, mesmo assim é preocupante, pois muita gente fica horas ao celular e alguns dormem até com o aparelho ao lado da cabeça.

Há muitos outros estudos conectando o celular a doenças, poderíamos escrever páginas e mais páginas sobre eles. No entanto, o mais importante é orientar você para minimizar os riscos dessa tecnologia na sua vida. Claro que, num mundo onde a quantidade de aparelhos móveis caminha para superar a de pessoas, é impossível ficar livre da poluição eletromagnética causada por esses aparelhos. Mas existem sim medidas que atenuam a ação negativa das ondas eletromagnéticas do celular.

Veja algumas:

- Use fones de ouvido ou o viva-voz.

- Não deixe o telefone ligado perto do corpo.

- Não fale em lugares apertados e onde o sinal fica fraco, como carros e elevadores.

- Cuidado com gadgets que prometem proteger contra a radiação, pois a maioria piora a radiação e força o celular a transmitir com mais potência.

- Oriente seus filhos para que enviem mais mensagens (SMS ou WhatsApp) em vez de fazer ligações.

- Grávidas devem manter o celular longe da barriga.

- Homens devem evitar carregá-lo no bolso, pois a radiação do aparelho pode prejudicar a fertilidade.

- Mulheres devem evitar colocar o aparelho no sutiã, junto aos seios, pois como vimos isso aumenta o risco de câncer de mama.

- Se tiver de deixá-lo no bolso (se for a única maneira), vire o lado do teclado para o seu corpo, pois as antenas, onde há maior radiação, ficam na parte de trás.

- Não durma nunca com o aparelho ao lado do seu corpo; o ideal é desligá-lo e colocar em outro cômodo, e não no quarto.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo do site TUDO POR EMAIL.

Pare de correr porque o fim chega mais depressa

Texto escrito por um brasileiro que vive na Europa e trabalha na Volvo.

Já vai para 18 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca.

Trabalhar com eles é uma convivência, no mínimo, interessante.

Qualquer projeto aqui demora 2 anos para se concretizar, mesmo que a ideia seja brilhante e simples. É regra. Então, nos processos globais, nós (brasileiros, americanos, australianos, asiáticos) ficamos aflitos por resultados imediatos, uma ansiedade generalizada. Porém, nosso senso de urgência não surte qualquer efeito neste prazo.

Os suecos discutem, discutem, fazem “n” reuniões, ponderações. E trabalham num esquema bem mais “slow down”. O pior é constatar que, no final, acaba sempre dando certo no tempo deles com a maturidade da tecnologia e da necessidade: bem pouco se perde aqui.

E vejo assim:

O país é do tamanho de São Paulo;

O país tem 2 milhões de habitantes.

Sua maior cidade, Estocolmo, tem 500.000 habitantes (compare com Curitiba, que tem 2 milhões);

Empresas de capital sueco: Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare… Nada mal, não?


Para ter uma idéia, a Volvo fabrica os motores propulsores para os foguetes da NASA.

Digo para os demais nestes nossos grupos globais: os suecos podem estar errados, mas são eles que pagam nossos salários.
Entretanto, vale salientar que não conheço um povo, como povo mesmo, que tenha mais cultura coletiva do que eles.

Vou contar para vocês um breve fato só para dar noção.

A primeira vez que fui para lá, em 90, um dos colegas suecos me pegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, nevasca. Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2.000 funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro… Depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã, perguntei: “Você tem lugar demarcado para estacionar aqui? Notei que chegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final.”

Ele me respondeu simples assim: “É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar – quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor que fique mais perto da porta. Você não acha?”.

Olha a minha cara! Ainda bem que tive esta na primeira. Deu para rever bastante os meus conceitos.

Há um grande movimento na Europa hoje, chamado Slow Food. A Slow Food International Association – cujo símbolo é um caracol, tem sua base na Itália (o site, é muito interessante. Veja-o).

O que o movimento Slow Food prega é que as pessoas devem comer e beber devagar, saboreando os alimentos, “curtindo” seu preparo, no convívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade. A idéia é a de se contrapor ao espírito do Fast Food e o que ele Representa como estilo de vida em que o americano endeusificou.

A surpresa, porém, é que esse movimento do Slow Food está servindo de base para um movimento mais amplo chamado Slow Europe como salientou a revista Business Week numa edição européia.

A base de tudo está no questionamento da “pressa” e da “loucura” gerada pela globalização, pelo apelo à “quantidade do ter” em contraposição à qualidade de vida ou à “qualidade do ser”.

Segundo a Business Week, os trabalhadores franceses, embora trabalhem menos horas (35 horas por semana) são mais produtivos que seus colegas Americanos ou ingleses.

E os alemães, que em muitas empresas instituíram uma semana de 28,8 horas de trabalho, viram sua produtividade crescer nada menos que 20%.

Essa chamada “slow atitude” está chamando a atenção até dos americanos, apologistas do “Fast” (rápido) e do “Do it now” (faça já).

Portanto, essa “atitude sem-pressa” não significa fazer menos, nem ter menor produtividade. Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais “qualidade” e “produtividade” com maior perfeição, atenção aos detalhes e com menos “stress”.

Significa retomar os valores da família, dos amigos, do tempo livre, do lazer, das pequenas comunidades, do “local”, presente e concreto em contraposição ao “global” – indefinido e anônimo. Significa a retomada dos valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, da simplicidade de viver e conviver e até da religião e da fé.

Significa um ambiente de trabalho menos coercitivo, mais alegre, mais “leve” e, portanto, mais produtivo onde seres humanos, felizes, fazem com prazer, o que sabem fazer de melhor.

Gostaria que você pensasse um pouco sobre isso… Será que os velhos ditados “Devagar se vai ao longe” ou ainda “A pressa é inimiga da perfeição” não merecem novamente nossa atenção nestes tempos de desenfreada loucura?

Será que nossas empresas não deveriam também pensar em programas sérios de “qualidade sem-pressa” até para aumentar a produtividade e qualidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perda da “qualidade do ser”?

No filme “Perfume de Mulher”, há uma cena inesquecível, em que um personagem cego, vivido por Al Pacino, tira uma moça para dançar e ela responde: – “Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos.”

– “Mas em um momento se vive uma vida” – responde ele, conduzindo-a num passo de tango.
E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme.

Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas parece que só alcançam quando morrem enfartados, ou algo assim.

Para outros, o tempo demora a passar; ficam ansiosos com o futuro e se esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe.

Tempo todo mundo tem, por igual!

Ninguém tem mais nem menos que 24 horas por dia. A diferença é o que cada um faz do seu tempo. Precisamos saber aproveitar cada momento, porque, – “A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”.

Pense e reflita até que ponto vale a pena deixar de curtir sua família.

De ficar com a pessoa amada, ir pescar no fim de semana ou outras coisas…

Poderá ser tarde demais!

Postado por Robert Ferreira, com base em artigo do site:
https://cristiandeves.wordpress.com.