VISITA TÉCNICA DE DIRIGENTES DE ENTIDADES AO PIAUI FRIGORIFICO

Discutir melhorias e estratégias de fortalecimento para a ovinocaprinocultura na região da grande Teresina. Esse foi o objetivo de encontro realizado na empresa Piauí Frigorífico, localizada na BR 316, saída para o sul do Estado.
Estiveram presentes representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Adapi; Gerência de Vigilância Sanitária, Gevisa; Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, SDR; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, entre outras entidades.
“Todos os envolvidos nessa cadeia produtiva e as instituições parceiras devem investir na ampla capacitação dos produtores. O Sebrae por meio de diversos festivais gastronômicos tem fomentado a atividade, contribuindo para agregar valor aos produtos dessa cadeia”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Um dos assuntos discutidos no encontro foi o trânsito intermunicipal da carne de animais abatidos sob o Serviço de Inspeção Municipal de Teresina na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. A ideia é atender a demanda do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA; e Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE; nos municípios que fazem parte dessa região, que são: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União.
O técnico da Piauí Frigorífico, Ricardo Castelo Branco, apresentou sugestões de melhorias para o segmento e apontou as principais dificuldades do setor. “É importante combatermos o abate de animais não inspecionados, com o apoio dos poderes públicos e da câmara setorial da ovinocaprinocultura”, comentou.
O proprietário da Piauí Frigorífico, Luis Brito, considera importante a capacitação e o alinhamento entre as diversas instituições para o desenvolvimento dos negócios da ovinocaprinocultura.
O Piauí possui um dos maiores rebanhos de ovinos e caprinos do Nordeste, com cerca de 2,8 milhões de animais.
Postagem de Robert Ferreira, com base em artigo da Assessoria de Comunicação do SEBRAE no Piaui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário