Não ingerir líquidos em excesso durante a refeição

Em continuidade à série 10 passos para eliminar a barriga (3)

seguem informações sobre o consumo de líquidos durante as refeições.

 

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

O ideal é não ingerir líquidos em excesso durante a refeição. Além de dilatar o estômago, pode interferir na acidez gástrica, que por sua vez irá prejudicar a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, podendo ocorrer má digestão, fermentação e formação de gases.
Postado por Robert Ferreira com base em artigo publicado na YAHOO – Brasil – Mulher.

10 passos para eliminar a barriga (2)

Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e impede um fluxo maior de sangue que distende o abdômen e provoca o “efeito estufa”. Isso é verdade. Mas não simplesmente porque o alimento fica triturado e sim pelo fato de que nosso cérebro demora um pouco a receber a mensagem de que nos alimentamos.
Por isso quem come devagar fica satisfeito com menos comida do que quem come muito rápido que, na maioria da vezes, se sentem mal após as refeições.

Em um estudo da Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra, voluntários que mastigaram cada porção por 35 vezes simplesmente comiam menos quando comparados aos glutões que só repetiam o movimento dez vezes. “A própria contração muscular serve de estímulo à liberação de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, em Catanduva, no interior paulista. Em outras palavras, mastigar o que você ingere por poucas vezes implica voracidade intensa e prolongada, o que costuma terminar em comida demais no estômago. Aí, a barriga cresce.

Postado por Robert Ferreira com base em artigo publicado na YAHOO – Brasil - Mulher

10 passos para eliminar a barriga

Para a maioria das pessoas o corpo perfeito se resume a um abdômen sequinho. Estar acima do peso nem sempre abala tanto quanto uma barriguinha avantajada. De acordo com a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo, controlar o aparecimento da chamada “pochetinha” não é tão difícil quanto parece.

A médica conta os 10 truques que dão suporte à perda de gordura na região da barriga, que postarei um de cada vez (doses homeopáticas, a partir de hoje 22/08/2012).

1. Evite o consumo de carboidratos depois das 19 h. Na verdade, o que irá importar aí será a quantidade ingerida, e não o carboidrato propriamente dito. O que acontece nesse período é que nosso organismo não estará necessitando de tanta energia quanto durante o dia, e estará preparando-se para dormir. Então o excesso de carboidratos neste período será armazenado e convertido em gordura. Por isso, esqueça aquele lanchinho de bolachas ou bolinhos antes de dormir! Que tal trocar por uma fruta ou um iogurte?

Postado por Robert Ferreira com base em artigo publicado na YAHOO – Brasil - Mulher -

Homenagem a Teresina 160 anos - II

Nesse último dia 16 estive homenageando nossa Teresina em seus 160 anos e ao mesmo tempo solicitando que cada um de nós reflita como pode estar contribuindo para torná-la uma cidade mais humana e agradável.

Hoje parto das palavras para as idéias, observando que essa possibilidade não é difícil: os cuidados no trato com o lixo e a atuação em trabalho voluntário podem ser um bom começo. Por outro lado, para referenciar um problema bastante atual e que pode ser razão de uma boa reflexão são as noitadas do final de semana, que estão necessitando ser mais comedidas e tranquilas, pois muitas estão tornando-se estatísticas negativas que muito tem atingido as famílias e deixado preocupadas as autoridades. Que elas sejam razão de alegria e prazer.

Um bom dia.

PARABÉNS TERESINA QUERIDA !

Comemoremos os 160 anos da nossa Querida Teresina, contribuindo a cada dia para torná-la uma cidade mais humana e agradável.

Que essa data sirva para que cada um de nós reflita de como pode estar contribuindo para esse fim.

O resultado será uma cidade cada vez melhor para se viver, pacata e que acolhe muito bem aqueles que aqui chegam para visitar ou trabalhar.

PARABÉNS TERESINA.

Projeto no Rio Grande do Norte vai beneficiar produtores rurais atingidos pela estiagem


O SEBRAE no Rio Grande do Norte acaba de criar o Projeto de Apoio à Gestão e Convivência com o Semiárido, que direcionará ações para oferecer ferramentas e tecnologias apropriadas para o convívio com a seca. Com duração de um ano, o projeto foi apresentado na última quinta-feira, em meio à programação da Feira do Empreendedor, e beneficiará um total de 1.800 empreendedores rurais em todo o Estado.

As ações incluem desde a disseminação de técnicas para o uso racional de água, passando por desenvolvimento de tecnologias - como a Produção Agroecológica Sustentável (PAIS), além de criar parcerias com instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito específicas para a situação emergencial da estiagem. Também integra a lista de medidas a orientação financeira, com foco na renegociação de dívidas e crédito emergencial.

Com a aplicação das ações ao longo dos doze meses de funcionamento do SEBRAE/RN no Semiárido, a entidade pretende promover condições necessárias para a manutenção de, no mínimo, 95% do público alvo em suas propriedades. "No dia a dia das ações desenvolvidas pelos projetos setoriais do Sebrae observamos a necessidade de atender de forma mais direta as pessoas atingidas pela seca que afeta nossa região. Com as ações que vamos desenvolver, inúmeros benefícios serão gerados para os empreendedores rurais nestes municípios afetados pela seca", detalha José Ronil, Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, a qual está vinculado o projeto.

Ao longo dos 12 meses, serão traçados 1.800 diagnósticos individuais que nortearão o desenvolvimento de um plano da unidade produtiva rural. Nesta semana, terá início o treinamento dos 25 técnicos que realizarão o atendimento aos produtores rurais. No segundo mês está prevista uma pesquisa de georeferenciamento das propriedades atendidas para, logo em seguida, serem desenvolvidas as demais ações previstas no projeto.

Postado por Robert Ferreira com base em notícia publicada na Agência de Notícias do SEBRAE/RN