Sanidade do rebanho. Essa é uma preocupação constante para os produtores de caprinos e ovinos o Piauí. O SEBRAE no Piauí, sabendo da importância e da necessidade de cuidar da qualidade e saúde desses animais, desde 2005 desenvolve uma atividade de acompanhamento direto em diversos municípios do Estado.
A Unidade Móvel possui um laboratório completo montado em seu interior, visita os municípios fazendo exames e acompanhando a saúde do rebanho. "O objetivo desse serviço é cuidar da sanidade dos caprinos e ovinos através da realização de exames parasitológicos, como também prestar orientações aos produtores sobre como manter a saúde do rebanho", informa Fabiano Chaves, Gestor do Projeto desde 2008.
"Durante a visita, são feitos exames parasitológicos no rebanho, se o Médico Veterinário constatar a presença de algum parasita através do exame OPG (ovos por grama de fezes) é receitado o medicamento. Esses remédios são doados aos produtores pelas Associações às quais estão ligados", acrescenta o Gestor.
“Ao longo desses 05 anos laboriosos profissionais das Áreas de Veterinária, Agronomia e Zootécnia, bem como Gestores de Projeto do SEBRAE/PI deram sua colaboração para o êxito desse trabalho. Aos Profissionais Souza Júnior, Mário Assunção, Anísio Neto, Luiz Madeira, Agenor Martins, Francisco Portela, Marcos Maranhão, Carlos Alberto (Carlito), Val Neto, Chagas Val, Sérgio Medeiros, Manoel Inácio, Mary Kalume, Davina Castro e Marcelo Caul, é também creditado o fato de atualmente possuirmos no Piauí índices de sanidade de ovinos e caprinos bem melhores em relação a períodos anteriores” argumenta Robert Ferreira, Consultor que implantou o serviço em 2004.
Por Robert Ferreira
Por Robert Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário