Quem tem animal de estimação sabe que eles são quase tão dependentes quanto um bebê. Por isso, se tiver alguma coisa errada, é difícil diagnosticar, mas não é impossível. Com um pouco de interesse, você pode aprender os sintomas que mais atingem os pets.
Esta é a maneira mais fácil de ajudar seu amiguinho nas horas mais críticas. Foi pensando na saúde e bem-estar dos peludos, que resolvemos escrever esta matéria. Separamos alguns sinais de emergência que gatos e cachorros emitem e que não devem ser ignorados.
Confira:
1. Perda de apetite
É normal que o pet pule uma refeição ou outra, principalmente em dias mais quentes. No entanto, se isso acontecer por mais de 48h, procure um médico. Observe também se seu bichinho está atacando a lata de lixo ou a despensa em horários estranhos, pois algumas doenças realmente causam esses distúrbios alimentares.
2. Sede excessiva
Saiba a quantidade de água que seu gato ou cachorro bebe por dia. Se perceber que ultimamente ele vem excedendo, atenção! O excesso de água pode causar problemas renais e ter relação até com diabetes. O bom é que você pode ajudar no controle - é só não encher o potinho de água a todo instante.
3. Procurar lugares para se esconder
Se seu animal de estimação é bem sociável, mas ultimamente tem procurado lugares para se esconder, desconfie. Quando isso acontece, é porque o bichinho está desconfortável com alguma coisa. É comum esse tipo de sintoma quando o pet está estressado. No caso dos gatos, quando eles são atacados por pulgas, buscam se isolar em lugares mais altos.
4. Agressividade espontânea
Gato ou cachorro, não importa! O animal de estimação tende a se comportar como o dono. Por isso, se você anda de mau humor, seu parceiro também pode ficar assim. Estamos dizendo isso para você ter idéia do quanto o temperamento do bichinho pode variar. Se ele costuma ser alegre e dócil, mas tem ficado agressivo do nada, procure identificar a causa, que pode ser:
- Artrite
- lesões
- Infecções
- Problemas dentários
5. Urinar muito
Como as pessoas, cães e gatos, quanto mais velhos, mais sentem necessidade de urinar. No entanto, se seu pet é novo e anda urinando muito, é bom levá-lo ao veterinário. A mudança da cor da urina também não deve ser ignorada, pois pode ser resultado de incontinência urinária, diabetes, infecção do trato urinário ou doenças renais. Se sua cadela ou gata não for esterilizada, poderá ser afetada pela PIOMETRA (infecção bacteriana no endométrio, em conseqüência de um prolongado estímulo hormonal), quando for mais velha. A pioneira é uma infecção bacteriana que acontece no endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero).
Postado pelo Administrador e Músico Robert Ferreira com base em artigo do site CURAPELANATUREZA.